Acesso Radial

A artéria radial fica localizada no punho e a sua utilização para realização de cinecoronariografia foi descrita inicialmente por Campeau, do Montreal Heart Institute, Canadá, em 1989. Posteriormente, os Drs. Kiemeneij e Laarman, em Amsterdã, Holanda, iniciaram  a utilizar a via radial para realização da angioplastia coronária com implante de stents (dilatação das obstruções das artérias coronárias com colocação de pequenas prótese metálicas).

As vantagens do acesso transradial são inúmeras. O emprego da via radial permite que o paciente caminhe imediatamente após o término do procedimento, o que aumenta significativamente a sensação de conforto do paciente. Em contraste, quando o procedimento é realizado pela virilha (técnica femoral) há necessidade de que o paciente permaneça deitado com a perna imóvel por no mínimo 4 horas após o fim do exame. Além disso, a via radial está associada à menor incidência de sangramento e hematomas no local da de punção e, também a um menor risco de complicações vasculares graves (fístula arteriovenosa, pseudoaneurisma) em comparação com a via femoral (pela virilha).



Apesar dessas vantagens, a abordagem da artéria radial requer uma maior experiência do médico que a utiliza. Por requerer um treinamento específico, muitos cardiologistas ainda preferem usar a via femoral apesar dos comprovados benefícios para o paciente proporcionados pelo uso da artéria radial.

Nós temos utilizado esta técnica de forma rotineira em mais de 90% dos pacientes desde o ano de 1998. Desde então, acumulamos uma das maiores experiências brasileiras ( mais de 20.000 casos) com o uso desta via de acesso para realização tanto do cateterismo cardíaco diagnóstico quanto para o implante de stents coronários.

 

 


 

Dr. Gilberto Lahorgue Nunes
CREMERS 13.926

Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Coordenador Médico, Unidade Endovascular, Hospital Divina Providência, Porto Alegre/RS

 

Onde Estamos

Av. Soledade, 569, conj. 1105  
Torre Alfa – 11o andar
Três Figueiras  |  Porto Alegre

Fone (51) 3228-9988 / 3286-0066

e-mail: contato@gilbertonunes.com.br

 

Horário de atendimento

De Segunda à Sexta das 8h às 18h

criação: sitesrapidos.com.br

Tags importantes: Cardiologista em PORTO ALEGRE, Clinica de Cardiologia, Diagnóstico por Cateter de Doenças Cardíacas, Tratamento das Obstruções das Artérias Coronárias Por Cateter, Tratamento das Estenose da Válvula Aórtica Por Cateter, Tratamento da Isquemia Cerebral devido a Embolia Paradoxal Por Cateter, Acesso Radial, cinecoronariografia.