Quanto tempo demora um procedimento de cateterismo

O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esclarece sobre o tempo de duração do cateterismo quando para diagnóstico ou tratamento

Cateterismo cardíaco é o nome genérico que se dá para todos os procedimentos em que o coração é acessado por intermédio da introdução de cateteres, com a punção de uma artéria ou uma veia.

Quanto tempo demora um cateterismo?
Na grande maioria dos casos, quando se fala em cateterismo cardíaco, está se referindo ao estudo realizado das artérias coronárias visando à detecção de obstrução ou de entupimento desses vasos.

De modo geral, o cateterismo é um exame bastante rápido, realizado em torno de 15 a 20 minutos. No caso do cateterismo ser feito para tratamento de uma doença cardíaca, demora um pouco mais, o tempo podendo variar de 30 minutos a duas ou três horas, dependendo da complexidade do caso a ser tratado.

Saiba mais – Hoje em dia, o cateterismo é utilizado basicamente em adultos para se verificar a presença ou não de obstruções nas artérias coronárias, que são aquelas que irrigam o músculo cardíaco. Diagnósticos de outras doenças, como doenças de válvulas cardíacas podem ser realizados de maneira menos invasiva, por meio de exames como ecocardiograma e outros. Mas para detectar obstruções em coronárias, o cateterismo cardíaco ainda é o procedimento padrão outro, o exame mais recomendado para definição da anatomia dessas obstruções e, consequentemente, para a seleção do tratamento.

O cateterismo cardíaco é um procedimento de rotina, com baixíssimo risco de complicações. O risco de complicações graves, como morte, infarto, durante a realização do cateterismo é abaixo de 1%. Pode ser realizado por duas vias. A via utilizada há mais tempo é através de uma punção de uma artéria localizada na região da virilha (a femoral). Também pode ser feito através da punção de uma artéria localizada no punho, que é a artéria radial.

São várias as vantagens da realização pelo acesso radial em comparação com o feito pela virilha. Em primeiro lugar, o paciente tem a possibilidade de imediatamente após o procedimento levantar da mesa de exames e caminhar, sem necessidade de manter um repouso na cama, deitado ou com a perna imóvel, como acontece com o cateterismo pela via femoral.

Segundo, e mais importante de tudo e que já está demonstrado, é que ao se realizar o cateterismo pelo punho reduz significativamente a chance de complicações no local da punção da artéria, como hematomas ou, mais sérias, como a fístula arteriovenosa, o pseudoaneurisma, ou mesmo a perfuração de um vaso. Ou seja, é um exame mais seguro se realizado pelo punho do que pela virilha.
É um exame fundamental para definição dos pacientes que têm quadros de angina e é salvador de vidas para aqueles indivíduos que se apresentam com quadro agudo de infarto do miocárdio.


10 comments

  • Quanto tempo demora um procedimento de cateterismo
    Gilberto da Silva martins

    17 de fevereiro de 2022 at 12:41

    Gostei muito pela explicação, bem didática e simples .

    Reply

    • Quanto tempo demora um procedimento de cateterismo
      Dr. Gilberto

      23 de fevereiro de 2022 at 18:12

      Agradecemos seu comentário.

      Reply

  • Quanto tempo demora um procedimento de cateterismo
    edna setin domingues

    12 de março de 2022 at 21:06

    doltor fiz o terceiro cateterismo como diagnóstico o ano passado…tenho insuficiencia…icc….o primeiro ocorreu bem….sem diagnóstico…após sete anos o segundo me traumatizou..pois o médico disse que a arteria rompeu durante o procedimento por conta da cicatriz da primeira, tendo que levantar acho eu os nervos do braço para pegar uma arteria mais profunda fazendo eu sentir um choque inesplicavel…dor horrivel…após seis anos e com o diagnostico de icc fiz o terceiro, desta vez por via da virilha e durnte o exame senti uma dor lancinante que me fez gritar e e fiquei tremendo um bom tempo, o medico disse que a arteria tinha dobrado…isso acontece????

    Reply

    • Quanto tempo demora um procedimento de cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de abril de 2022 at 11:27

      Olá, Edna. Complicações relacionadas a via de acesso para realização do cateterismo cardíaco são raras quando esse exame é realizado por médicos experientes e utilizando técnicas adequadas. Além disso, o desconforto durante a realização do exame é mínimo na maioria dos casos. O quadro descrito pela senhora não é normal e sugere fortemente a ocorrência de complicações vasculares durante a realização do procedimento.

      Reply

  • Quanto tempo demora um procedimento de cateterismo
    Filomena Mendes

    14 de março de 2022 at 15:47

    Obrigada. Pela explicação.

    Reply

    • Quanto tempo demora um procedimento de cateterismo
      Dr. Gilberto

      16 de março de 2022 at 11:10

      Agradecemos seu comentário.

      Reply

  • Quanto tempo demora um procedimento de cateterismo
    fabiano augusto Silva domingos

    15 de março de 2022 at 01:49

    ao fazer o catequeterismo já posso trabalhar no mesmo dia , sou cozinheiro

    Reply

    • Quanto tempo demora um procedimento de cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de abril de 2022 at 11:24

      Olá, Fabiano. Normalmente, após a realização de um cateterismo cardíaco para fins de diagnóstico, o retorno ao trabalho é liberado no dia seguinte ao exame. Se o cateterismo foi feito para tratamento de uma obstrução de coronária (neste caso ele é chamado de angioplastia), o retorno às atividades profissionais pode ser liberado de 1 a 7 dias após a realização do procedimento, a depender do grau de esforço físico que a atividade laboral exige do paciente.

      Reply

  • Quanto tempo demora um procedimento de cateterismo
    Maria Aparecida de Souza Marques

    1 de julho de 2022 at 12:50

    Eu fiz no dia 10 6 22 um cateterismo pelo punho e no dia 17 6 22 fiz outro pela a verilia já posso ir a podoliga fazer o meu pé e já posso fazer minhas atividades todas em geral andar para todos os lugares pegar ônibus etc

    Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital