Essa é uma questão importante quando um paciente que não possui convênio de saúde – e não deseja enfrentar a burocracia e as filas do SUS) – necessita ser submetido a um cateterismo cardíaco. O médico cardiologista intervencionista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esclarece que o valor a ser cobrado tanto pelo médico quanto pelo hospital depende do objetivo da realização do cateterismo, se para fins diagnósticos ou visando algum tipo de tratamento por cateter.
Um cateterismo realizado para diagnóstico da presença ou não de um problema cardíaco possui um custo menor pois é um procedimento mais simples, com menor uso de materiais e que, geralmente, não requer internação.
Por outro lado, o preço de um cateterismo terapêutico, ou seja, no qual será realizado um tratamento por cateter de um problema cardíaco, vai depender muito do tipo de intervenção a qual o paciente precisa ser submetido. O grau de complexidade de cada tratamento, a quantidade de materiais, o tipo e quantidade de próteses a serem utilizadas (stents, válvula cardíaca, etc.), o quadro clínico e a urgência do procedimento é que vão determinar o valor a ser cobrado tanto pelo hospital quanto pelo médico.
Dessa forma, para se definir o custo total de um procedimento por cateter é necessário definir as questões acima citadas. Consequentemente, para se ter um valor mais preciso, recomenda-se entrar em contato com o cardiologista para determinar qual o procedimento a ser realizado e a estimativa de consumo de materiais que serão utilizados.