Quais os cuidados após fazer cateterismo?

Quais os cuidados após fazer cateterismo?

O cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes explica que os cuidados após a realização de um cateterismo estão diretamente relacionados ao local em foi feito o procedimento.

Os cuidados básicos após a realização de um cateterismo estão, geralmente, relacionados ao local no qual foi feita a punção da artéria para a realização do procedimento.

Quando o cateterismo for feito para diagnóstico, normalmente, o paciente fica de duas a três horas no hospital, se for feito pelo punho, e de quatro a seis horas, se feito pela virilha.

Em um cateterismo realizado pela virilha (via artéria femoral), nesse período de repouso a pessoa deve com a perna imóvel, para evitar ocorrência de sangramento no local da punção. Se o cateterismo for pelo braço (via radial), é feito um curativo compressivo, colocada uma pulseira, que vai sendo gradualmente desinsuflada, de maneira que a pessoa pode se movimentar livremente após a realização do procedimento.

Depois que o paciente de um cateterismo pelo punho for liberado para casa, a recomendação é de não fazer grandes esforços com o braço direito, no qual foi feito o exame, nas primeiras 24 horas, ou seja, não dirigir, não pegar peso.

No caso do cateterismo ter sido realizado na virilha, recomenda-se durante esse mesmo período (24 horas) não forçar demais a perna na qual foi realizado o exame, ou seja, não caminhar demais e não subir escadas de maneira frequente.

 


6 comments

  • Maria Helena dos s.veras

    13 de abril de 2022 at 01:54

    Fiz cateterismo cardiaco ontem…aliaa,ja 34 horas…pqdoi tanto o local ?e essa dor de cabeça.???

    Reply

    • Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 10:58

      Não é normal 34 horas após a realização do cateterismo a presença de grande dor no local da punção. Isso precisa ser revisto com o médico que realizou o procedimento. O surgimento de dor de cabeça muitas horas depois do procedimento também não é normal e geralmente não está relacionado ao exame, deve ter outra causa. Mais uma vez, é importante que você volte ao seu médico para fazer uma reavaliação.

      Reply

  • Rogério aparecido lourenconi

    30 de abril de 2022 at 20:39

    Uma pergunta paciente pode fazer tratamento nós dentes apos ter colocado catéter , o que mais o paciente não pode fazer desde já agradeço compreensão

    Reply

    • Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 09:41

      É preciso saber a que procedimento o paciente foi submetido. Se ele fez apenas um cateterismo para fins diagnósticos, não há problema em fazer o tratamento dentário. Se ele foi submetido ao implante de um stent na coronária, ele necessita usar medicamentos antiplaquetários (que “afinam o sangue”) por um período mínimo de 3-6 meses. Dentro desse período de tempo, o tratamento dentário necessita ser feito sem a suspenção destas medicações.

      Reply

  • Marlice

    29 de maio de 2022 at 10:07

    Fiz cateterismo e tem ematoma saído do lugar que fez e me encomoda quando ando tem 6 dias

    Reply

    • Dr. Gilberto

      16 de junho de 2022 at 13:36

      Sugiro procurar o seu médico o mais rápido possível para uma avaliação, pois existe a possibilidade que tenha ocorrido alguma complicação mais séria associada a punção da artéria (como o pseudoaneurisma ou a fístula arteriovenosa), especialmente se o cateterismo foi realizado pela virilha.

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital