O cateterismo pode deixar sequelas?

Essa é mais uma questão que preocupa os pacientes de forma geral.
O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esclarece sobre a segurança do procedimento e o baixo índice de complicações.

 

Cateterismo Pode Deixar Sequelas?
Cateterismo Pode Deixar Sequelas?

O cateterismo é um exame diagnóstico realizado por intermédio da punção de uma artéria ou veia e a introdução de cateteres até o coração. É um procedimento invasivo absolutamente seguro, com baixa incidência de complicações graves, geralmente abaixo de 1% dos casos. Consequentemente, é muito raro que ele deixe qualquer tipo de sequela, desde que, evidentemente, o exame tenha sido feito sem complicações.

O cateterismo cardíaco terapêutico – que seria a angioplastia, na qual é feito um tratamento por cateter -, também é um procedimento seguro e associado a baixas taxas de complicações. A ocorrência dessas, a exemplo do observado no cateterismo diagnóstico, está mais na dependência da situação clínica do paciente do que do procedimento em si.


6 comments

  • O cateterismo pode deixar sequelas?
    João BATISTA de Araujo Filho.

    7 de junho de 2022 at 10:12

    Fui submetido a um cateterismo e no momento estou com um carosso provocado pela coagulação sanguínea.caso o organismo não absorva completamente . Quais as sequelas?

    Reply

    • O cateterismo pode deixar sequelas?
      Dr. Gilberto

      23 de junho de 2022 at 10:55

      O surgimento de um pequeno caroço endurecido no local da punção arterial é relativamente comum, especialmente após o cateterismo realizado pela virilha. Ele é causado por um processo cicatricial de fibrose, desencadeado pelo introdutor que é posicionado dentro da artéria e por pequenos vazamentos de sangue que podem ocorrer no local. Este “caroço” não deixa sequelas e, na grande maioria dos casos, desaparece espontaneamente em algumas semanas.

      Reply

  • O cateterismo pode deixar sequelas?
    Miralva

    6 de julho de 2022 at 21:08

    Fiz um cateterismo, e a minha arteira do braçofoi rompida . Foi um erro médico?

    Reply

    • O cateterismo pode deixar sequelas?
      Dr. Gilberto

      18 de julho de 2022 at 21:54

      A ruptura da artéria do braço é uma complicação grave, mas felizmente muito rara pós-cateterismo. Significa, geralmente, que houve alguma dificuldade do cateter progredir pela artéria seja porque a artéria é de fino calibre, pela presença de tortuosidade importante ou de doença aterosclerótica difusa. É difícil afirmar se houve erro médico sem saber os detalhes do que aconteceu durante o procedimento. Para que seja considerado erro médico é preciso haver imperícia (uso de técnica inadequada ou falta de experiência na realização do procedimento), imprudência (quando são ignorados os sinais de alerta de alguma dificuldade na realização do procedimento e persiste-se na realização do mesmo) ou negligência (não identificação da complicação e falha na tomada de medidas corretivas).

      Reply

  • O cateterismo pode deixar sequelas?
    Sinval santos da Fonseca

    1 de setembro de 2022 at 06:39

    Sinto as vezes um pouco de dor no braço e um pouco acima do coração conversei com a médica e ela disse que poderia ser ainda efeito do cateterismo pode ser outros médicos disse que não, fico com muitas dúvidas.

    Reply

    • O cateterismo pode deixar sequelas?
      Dr. Gilberto

      27 de setembro de 2022 at 15:45

      O cateterismo cardíaco tanto diagnóstico (cinecoronariografia) quanto terapêutico (angioplastia com implante de stent) são procedimentos seguros e com baixo risco de complicações. O desconforto associado a estes procedimentos é leve e normalmente ocorre ou durante ou nas primeiras horas após o final do mesmo. O surgimento de tonturas, mal-estar, inchaço ou dor no local da punção, febre, formigamentos ou persistência de dor no peito ou no membro utilizado para a realização do exame, dias após a alta do hospital não são normais e necessitam serem avaliados com brevidade pelo profissional que realizou o procedimento.

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital