Primeiro caso de oclusão do apêndice atrial esquerdo é realizado no Hospital Divina Providência

No dia 16 de outubro, o Dr. Gilberto Lahorgue Nunes e sua equipe realizaram o primeiro procedimento de oclusão do apêndice atrial esquerdo no Hospital Divina Providência, um marco importante para a cardiologia da instituição. Esse procedimento é indicado para a prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes com fibrilação atrial, uma arritmia cardíaca que pode causar a formação de coágulos dentro do coração, principalmente no apêndice atrial esquerdo.

Esses coágulos, se deslocados, podem bloquear a circulação cerebral, provocando um AVC. O tratamento padrão para prevenir essa complicação envolve o uso de anticoagulantes orais. No entanto, alguns pacientes não toleram esses medicamentos ou possuem contraindicações, como o risco aumentado de sangramentos severos. Nesses casos, a oclusão do apêndice atrial esquerdo surge como uma alternativa segura e eficaz, eliminando a necessidade do uso prolongado de anticoagulantes.

A paciente tratada durante o procedimento de ontem tem 84 anos e não podia utilizar anticoagulantes devido a episódios frequentes de sangramentos gastrointestinais. A intervenção, realizada via punção de uma veia na região da virilha, durou cerca de 1h30min. Paciente recebeu alta hospitalar 48h após o procedimento em uso apenas de clopidogrel.

Este procedimento faz parte de um conjunto crescente de terapias minimamente invasivas por cateter, que beneficiam pacientes com diversas condições cardíacas. A realização do caso também contou com a participação do Dr. Carlos Gordilho, de Recife, que possui ampla experiência nesse tipo de procedimento.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre