DR GILBERTO NUNES

Nossos TRATAMENTOS


Fechamento do Apêndice Atrial Esquerdo

Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre tratamento clip mitral 4 cardiologista porto alegre dr gilberto nunesA fibrilação atrial é uma das arritmias cardíacas mais comuns, acometendo em média 2 a 4% da população. Em condições normais, um estímulo elétrico é disparado de maneira regular e compassada por uma estrutura localizada no átrio direito (nó sinusal) e é retransmitido aos ventrículos através nó atrioventricular, ativando eletricamente e promovendo a contração dos ventrículos. Na fibrilação atrial, esse comando da ativação elétrica do coração é perdido, o que faz com que múltiplas regiões dos átrios disparem estímulos elétricos sem nenhuma coordenação, levando ao surgimento de um ritmo cardíaco totalmente irregular e acelerado (a frequência cardíaca frequentemente se eleva acima de 120-130 batimentos por minuto).

Além de poder causar sintomas de taquicardia e cansaço, essa arritmia predispõe à formação de coágulos dentro das cavidades dos corações e aumenta o risco de liberação (embolização) desses coágulos na circulação cerebral, podendo desencadear um quadro de isquemia cerebral ou AVC (acidente vascular cerebral). Estudos clínicos demonstraram que a formação desses coágulos ocorre preferencialmente numa cavidade cardíaca adjacente ao átrio esquerdo, chamada de apêndice atrial esquerdo.

Um dos pilares do tratamento da fibrilação atrial é a prescrição de anticoagulantes para prevenir a ocorrência do AVC.

Apesar de eficaz, o uso crônico dos anticoagulantes aumenta o risco de sangramentos, inclusive os sangramentos no aparelho digestivo e intracerebrais.

tratamento clip mitral 3 cardiologista porto alegre dr gilberto nunesPesquisas clínicas recentes demonstraram que a oclusão por cateter do apêndice atrial esquerdo é tão eficaz quanto e mais segura do que a anticoagulação na prevenção do AVC em pacientes que apresentam um risco mais elevado de ocorrência de sangramento, como os idosos. Nesse procedimento, uma prótese é avançada (por intermédio da punção de uma veia na região da virilha) até o apêndice atrial esquerdo, sendo posicionada dentro dessa cavidade e liberada após a confirmação do seu adequado posicionamento pelo ecocardiograma. A recuperação do paciente geralmente é rápida, sendo a alta hospitalar dada em um a dois dias após a realização do procedimento.

Seção
Tratamentos

Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital