Reparo Percutâneo da Válvula Mitral – MITRA CLIP
A válvula mitral é uma estrutura intracardíaca que conecta o átrio esquerdo com o ventrículo esquerdo, drenando o sangue oxigenado que vem dos pulmões para ser bombeado para todo o organismo através da artéria aorta. A insuficiência (ou refluxo) da válvula mitral ocorre quando os seus folhetos não são capazes de vedá-la completamente durante a contração do coração, permitindo o retorno (refluxo) de sangue para o átrio esquerdo. Esse maior volume de sangue que retorna para o átrio esquerdo é transmitido para a circulação pulmonar e pode causar um quadro de insuficiência cardíaca, caracterizado pelo surgimento de falta de ar ou cansaço aos esforços físicos.
A válvula mitral pode se tornar insuficiente pelo surgimento de alterações degenerativas nos seus folhetos (insuficiência mitral primária ou degenerativa) ou devido a uma grande dilatação do ventrículo esquerdo, impedindo que os seus folhetos se aproximem e façam a vedação de maneira adequada (insuficiência mitral secundária ou funcional).
Até alguns anos atrás, o único tratamento disponível para corrigir o refluxo da válvula mitral era a cirurgia de peito aberto, na qual os folhetos da válvula eram reparados (plastia da válvula) ou a válvula substituída por uma válvula artificial. Mais recentemente, foi desenvolvida uma técnica para tratar de maneira menos invasiva essa doença.
Este procedimento, chamado de reparo percutâneo da válvula mitral, é realizado por cateter e consiste na colocação de um clip (introduzido através da punção de uma veia na região da virilha) unindo os dois folhetos da válvula.
Estudos comparativos entre o implante do clip mitral e o tratamento clínico otimizado demonstram que, quando adequadamente indicado, o reparo por cateter da válvula mitral está associado a uma melhor evolução clínica tardia, inclusive com redução nas taxas de mortalidade.
Atualmente, este procedimento está indicado naqueles pacientes que apresentam um risco cirúrgico aumentado e nos quais existam critérios (definidos pelo ecocardiograma) adequados para o tratamento por cateter.
- Category
- Tratamentos