Sobrepeso x coração

Notícias Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre foto Dia nacional de prevencao a obesidade

A obesidade e o sobrepeso têm aumentado de forma constante nas últimas décadas tanto no mundo quanto no Brasil. Estima-se que o excesso de peso atinja aproximadamente 50% da população brasileira.

Cabe ressaltar que o excesso de peso é um fator de risco importante para as principais causas de morte no país, que são infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e o diabetes.

Tanto o índice de massa corporal quanto a circunferência abdominal são fatores preditores independentes para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares ateroscleróticas. Dessa forma, é fundamental que atitudes sejam implementadas a fim de reduzir a ocorrência do sobrepeso e da obesidade.

Para atingir esse objetivo, deve-se controlar a qualidade do que é ingerido, adotando uma dieta mais saudável, rica em frutas, verduras e fibras. Além disso, é importante a prática de exercícios físicos de forma continuada e constante.

Com essas atitudes simples, é possível evitar a ocorrência do infarto agudo do miocárdio e do AVC, reduzir o risco de desenvolver diabetes melittus e ter um envelhecimento mais saudável e pleno.


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital