O que é estenose de uma artéria coronária?

Na clínica, eventualmente, surgem dúvidas dos pacientes sobre expressões relacionadas a doenças cardiovasculares. O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esclarece sobre o significado de “estenose de uma artéria”.

 

Doença Cardiovascular Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre Foto 1A estenose de uma artéria coronária representa uma obstrução desse vaso que irriga o músculo cardíaco, de maneira que o fluxo de sangue é reduzido na porção do músculo que essa coronária irriga, especialmente em situação de esforço físico.

Essa estenose é decorrente de um processo chamado de aterosclerose, que é a deposição de gordura na parede do vaso, levando à formação de placas, que vão gradualmente aumentando e obstruindo mais a luz dessa artéria coronária. Quando essa obstrução ou estenose oclui em mais de 70% a luz da artéria coronária, geralmente, é nesse momento que começam a surgir os sintomas de angina ou dor no peito, normalmente associados à realização de algum tipo de atividade física.

Na foto, coronária direita com duas estenoses graves, no seu óstio (seta preta) e terço médio (seta vermelha).

 


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital