Quais os riscos do cateterismo?

Uma das preocupações dos pacientes é o risco de complicações que um exame invasivo como o cateterismo pode trazer. O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esclarece sobre a segurança do procedimento.

Riscos CateterismoO cateterismo cardíaco diagnóstico é um exame seguro e associado a baixíssimo risco de complicações na maioria dos casos. Entretanto, em pacientes internados e que estejam em situação clínica instável, o risco de complicações pode ser maior devido ao estado clínico do paciente.

As complicações mais frequentes são o sangramento no local da punção da artéria, as reações alérgicas ao contraste e as arritmias cardíacas. Complicações graves, como o infarto, o acidente vascular cerebral e a morte durante o exame são extremamente raras, ocorrendo em menos de 1% dos casos.

O cateterismo terapêutico (no qual é feito um tratamento por cateter), por sua vez, também é seguro e associado a baixas taxas de complicações. A ocorrência dessas, a exemplo do observado no cateterismo diagnóstico, estão mais relacionadas à dependência da situação clínica do paciente do que do procedimento em si.

Riscos do cateterismo em idosos

Tanto o cateterismo diagnóstico quanto o terapêutico (angioplastia) são procedimentos extremamente seguros, mesmo em pacientes com idade avançada. Entretanto, algumas complicações associadas ao procedimento são mais frequentes nos pacientes mais idosos, como a ocorrência de sangramentos e outras complicações no local da punção da artéria (especialmente nas mulheres), de insuficiência renal aguda provocada pelo contraste (visto que os idosos geralmente já apresentam algum grau de disfunção renal pré-existente) e o acidente vascular cerebral (pela presença mais frequente de placas de gordura na artéria aorta).

A realização do procedimento pelo punho, utilizando a artéria radial) reduz de maneira expressiva o risco de complicações vasculares e, possivelmente, a ocorrência da isquemia cerebral.


14 comments

  • Quais os riscos do cateterismo?
    Maria

    24 de maio de 2022 at 21:05

    Minha mãe fez um cateter depois de 5 dias veio a falecer. Alguma relação com o procedimento?

    Reply

    • Quais os riscos do cateterismo?
      Dr. Gilberto

      1 de junho de 2022 at 21:56

      Olá, Maria. Difícil chegar a uma conclusão apenas com essa informação. Seria necessário ao menos saber o resultado do cateterismo e a causa da morte da sua mãe.

      Reply

  • Quais os riscos do cateterismo?
    Maria

    20 de julho de 2022 at 22:25

    minha avó vai realizar a cirurgia amanhã, ela quase sofreu um infarto ontem e ta com isquemia cardíaca, ela tem 73 anos, tem muito risco ela realizar a cirurgia??

    Reply

    • Quais os riscos do cateterismo?
      Dr. Gilberto

      24 de agosto de 2022 at 15:57

      Que procedimento a sua avó vai realizar? Cirurgia cardíaca para implante de pontes de safena ou angioplastia com stent? Se ela tem isquemia e foi indicado algum desses procedimentos, o risco maior seria se ela não o realizar. Já no caso da cirurgia em questão ser não cardíaca, aí sim o risco da mesma seria maior se for realizada sem a correção do problema cardíaco antes.

      Reply

  • Quais os riscos do cateterismo?
    Andreia Leal Dos Santos

    11 de agosto de 2022 at 18:18

    Eu fiz um cateterismo e desde então piorei,no outro dia do cateterismo meu peito queimou muito,meus braços adormeceu formigaram minha pressão alta,e desde então não tenho sossego com muita queimação q vai e volta.Ate hj não obtive resposta do que aconteceu.

    Reply

    • Quais os riscos do cateterismo?
      Dr. Gilberto

      29 de agosto de 2022 at 17:24

      O cateterismo cardíaco tanto diagnóstico (cinecoronariografia) quanto terapêutico (angioplastia com implante de stent) são procedimentos seguros e com baixo risco de complicações. O desconforto associado a esses procedimentos é leve e normalmente ocorre ou durante ou nas primeiras horas após o final do mesmo. O surgimento de tonturas, mal-estar, inchaço ou dor no local da punção, febre, formigamentos ou persistência de dor no peito ou no membro utilizado para a realização do exame, dias após a alta do hospital, não são normais e necessitam serem avaliados com brevidade pelo profissional que realizou o procedimento.

      Reply

  • Quais os riscos do cateterismo?
    Viviane Alves

    5 de setembro de 2022 at 20:10

    Meu pai sofreu um infarto a 2 semanas e esta aguardando pra fazer cateterismo, ele tem 75 anos, por conta da idade, ele sofre algum risco?

    Reply

    • Quais os riscos do cateterismo?
      Dr. Gilberto

      19 de outubro de 2022 at 16:18

      O cateterismo cardíaco é um exame seguro e com baixo risco de complicações, mesmo em pacientes idosos.

      Reply

  • Quais os riscos do cateterismo?
    Jucilene

    17 de outubro de 2022 at 20:25

    Meu pai tem 85 anos e vai fazer cateterismo esta,enternado teve um infarte,esta muito debilitado fraco será q corre risco de,morte

    Reply

    • Quais os riscos do cateterismo?
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:10

      O risco de morte durante a realização de um cateterismo cardíaco diagnóstico situa-se entre 0,1 a 0,2% dos casos, mesmo em pacientes idosos. Entretanto, se o paciente se encontra em uma situação clínica instável (por exemplo, presença de arritmias graves, insuficiência cardíaca, choque), esse risco é aumentado. Mesmo nessas situações, se existe indicação inequívoca de realização do exame, é possível realizar o cateterismo de maneira segura. Sugiro conversar com o seu médico a respeito da situação clínica do paciente e os potenciais benefícios que o cateterismo pode oferecer para ele neste momento.

      Reply

  • Quais os riscos do cateterismo?
    Adriana Cardoso

    25 de outubro de 2022 at 09:21

    Bom dia! meu pai deu um enfarto a uma semana, e vai fazer cateterismo, ele fuma a 40 anos, é muito perigoso?

    Reply

    • Quais os riscos do cateterismo?
      Dr. Gilberto

      9 de novembro de 2022 at 12:31

      O cateterismo cardíaco, tanto diagnóstico (cinecoronariografia) quanto terapêutico (angioplastia com implante de stent), é um procedimento seguro e com baixo risco de complicações. O risco de complicações graves (morte, infarto AVC) é menor do que 1%.

      Reply

  • Quais os riscos do cateterismo?
    Carlos

    21 de fevereiro de 2023 at 04:23

    Meu pai 71 anos passou mal dor no peito e fraqueza nos 2 braços fui ao pam sus ele foi medicado para infarto. Foi para um hospital fez o ecg e o exame de sangue para detectar lesão cardiaca deu nada, porem o medico queria deixar ele internado sem previsao de alta. Entao levei ele num hospital melhor privado fez o exame de sangue e deu q estava infartado no outro dia ja estava com o stent na veia. Fica um desabafo aqui rezem pq só Deus e medicos e exames bons salva a vida.

    Reply

    • Quais os riscos do cateterismo?
      Dr. Gilberto

      22 de fevereiro de 2023 at 16:17

      Saúde para o seu pai. 😉

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital