Utilidade da tomografia intracoronaria no cateterismo cardíaco

O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esteve recentemente em Tampa, nos Estados Unidos, realizando um treinamento no manuseio da tomografia de coerência ótica (OCT).

A OCT é um método de imagem intravascular que permite a visualização da luz e da parede das artérias coronárias através da inserção de um pequeno cateter. Esse método possui uma alta acurácia para a definição da composição das placas de ateroma (que são depósitos de gordura que se acumulam na parede das artérias coronárias, causando a sua obstrução) e para determinar a sua extensão.

Por meio desse método de imagem, é possível escolher, de maneira adequada, o diâmetro e o comprimento do stent (pequena prótese metálica) a ser implantado e determinar se existe a necessidade de realizar algum tratamento prévio da obstrução, especialmente quando a placa de ateroma possui uma grande concentração de cálcio.

Nesses casos, é fundamental a utilização de dispositivos como o rotablator (pequena broca) ou o balão Shockwave (que emite ondas de choque) a fim de remover o excesso de cálcio ou fragmentá-lo, permitindo posteriormente a adequada expansão do stent a ser implantado.

O treinamento foi realizado no Tampa General Hospital (Fotos 1, 2 e 3) e no Center for Advanced Medical Learning and Simulation (CAMLS) da University of South Florida (Foto 4). O foco principal desse treinamento foi tanto a análise de imagens geradas pela OCT quanto, principalmente, o manuseio e a familiarização com o novo software do equipamento.

Tecnologia Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre Foto 1
Imagem externa do Tampa General Hospital
Tecnologia Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre Foto 2 scaled
Imagem interna do Tampa General Hospital, no Centro Cardiovascular
Tecnologia Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre Foto 3
Imagem externa do Center for Advanced Medical Learning and Simulation (CAMLS)
Tecnologia Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre Foto 4 scaled
Imagens do interior das artérias coronárias proporcionadas pelo novo software da OCT. O início e o fim da obstrução e os diâmetros do vaso são detectadas automaticamente pelo sistema de inteligência artificial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse software lançado recentemente nos Estados Unidos e que deve estar disponível no Brasil no início de 2023, utiliza a inteligência artificial e permite uma análise mais rápida, precisa e automatizada das principais caraterísticas das obstruções das artérias coronárias, facilitando o seu tratamento e aumentando a segurança do procedimento de implante de stent (Foto 5).

Tecnologia Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre Foto 5
Imagem em 3-D gerada pela OCT na qual é possível “navegar” por dentro da coronária e verificar a adequada expansão das hastes do stent (imagem superior à esquerda).

A tomografia de coerência ótica (OCT) já está disponível em Porto Alegre em todos os hospitais no qual o Dr. Gilberto realiza os seus procedimentos.

Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital