Atenção para os sintomas do infarto agudo do miocárdio

O infarto agudo do miocárdio é causado por uma obstrução súbita de uma artéria coronária. As coronárias são aquelas que irrigam o músculo cardíaco. O infarto agudo do miocárdio causa a morte desse músculo. Os sintomas do infarto são muito característicos.

Normalmente, os sintomas se manifestam com uma dor na parte esquerda do peito ou no osso esterno (no meio do peito). É uma dor bastante intensa, como se o tórax estivesse sendo comprimido. Frequentemente, essa dor se irradia ou se propaga para os braços, tanto o direito quanto o esquerdo, para a mandíbula e, eventualmente, para as costas.

Uma manifestação menos característica de infarto, mas que às vezes acontece também, é a dor se localizar na região epigástrica (logo abaixo do esterno), que não alivia se a pessoa tomar um antiácido.

Frequentemente, esse sintoma de dor está associado a suor excessivo, tontura e, eventualmente, algum grau de arritmia ou descompasso no batimento do coração.

É extremamente importante que as pessoas estejam atentas a esses sinais porque em aproximadamente 40 a 50% dos pacientes o infarto se manifesta de maneira súbita, sem sintomas precedendo o quadro agudo. É importante reconhecer esse quadro e procurar um atendimento de emergência imediatamente.

Anteriormente, no nosso canal do YouTube, o Dr. Gilberto, médico cardiologista, comenta sobre os cuidados imediatos, fundamentais para reduzir a possibilidade de morte do paciente em quadro agudo. Pode ser acessado no link (https://www.youtube.com/watch?v=w7Nza4KYnyU).


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital