TAVI vai ser autorizado pela Unimed Porto Alegre

Uma ótima notícia para os portadores de planos de saúde da Unimed Porto Alegre: a operadora enviou circular aos seus médicos cooperados indicando que está em processo de incorporação do Implante por Cateter de Válvula Aórtica (TAVI) para ser disponibilizado aos seus segurados.
A iniciativa está em consonância com o disposto na Resolução Normativa no 465 do Ministério da Saúde/Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), de 24 de fevereiro de 2021, que incluiu o TAVI no rol de procedimentos a serem adotados pelos convênios.
Desta forma, a Unimed Porto Alegre sinaliza que esse procedimento será autorizado de rotina nos pacientes que atendam aos seguintes critérios estabelecidos pela RN no 465:

– Pacientes com idade > 75 anos com estenose da válvula aórtica sintomática, com expectativa de vida > 1 ano e que sejam de alto risco para cirurgia convencional ou inoperáveis;
– A decisão pela indicação da TAVI deverá ser respaldada por um grupo multidisciplinar incluindo o cardiologista clínico, o cardiologista intervencionista, o cirurgião cardíaco e o anestesista.

Embora as evidências científicas atuais indiquem que a TAVI é benéfica e apresenta resultados semelhantes ou mesmo superiores à cirurgia, também em pacientes com risco cirúrgico intermediário ou baixo, essa decisão da Unimed Porto Alegre deve ser comemorada, pois vai beneficiar um grande número de pacientes portadores de estenose da válvula aórtica. A luta agora é para que a ANS expanda a indicação da TAVI para os demais grupos de pacientes, a exemplo do que já é rotina na Europa e nos Estados Unidos.


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital