Como é a recuperação de uma angioplastia coronária? O paciente pode trabalhar?
Essa é mais uma dúvida frequente, que surge entre os pacientes da clínica Dr. Gilberto Lahorgue Nunes. O médico cardiologista esclarece que, na maioria dos casos, o paciente pode retomar suas atividades normais no dia seguinte ao procedimento.
As artérias coronárias são os vasos que irrigam o músculo cardíaco (miocárdio). Na angioplastia de artérias coronária com implante de stent, é realizada a desobstrução de uma coronária que está estreitada devido ao acúmulo de gordura na sua parede. Essa placa de gordura limita a passagem de sangue, reduzindo a oxigenação do músculo cardíaco e provocando sintomas de dor no peito (angina) ou cansaço principalmente aos esforços físicos. Após a desobstrução e o implante da prótese metálica (stent coronário), ocorre uma normalização da irrigação do músculo cardíaco e, consequentemente, o desaparecimento dos sintomas.
A angioplastia com stent é realizada com uma leve sedação do paciente e através da punção de uma artéria no punho ou na vrirlha, por onde é introduzido o cateter. A taxa de sucesso do procedimento situa-se acima de 95% e a ocorrência de complicações graves (infarto, acidente vascular cerebral ou morte) é extremamente baixa (<1%). Nos pacientes que não apresentam quadros agudos (como infarto do miocárdio ou angina instável), a alta hospitalar geralmente ocorre no dia seguinte ao procedimento. Além disto, a recuperação do paciente é muito rápida, podendo em muitos casos ser liberado o retorno ao trabalho no dia seguinte à alta do hospital. Caminhadas e atividades físicas leves ou até moderadas podem ser retomadas em poucos dias, sendo que a liberação total de todo o esforço físico geralmente ocorre após duas semanas. Trata-se, portanto de procedimento extremante seguro, eficaz e com rápida recuperação.
No caso dos pacientes que internaram por um quadro clínico de uma angina mais grave ou por um infarto do miocárdio, o que vai determinar o tempo de retorno ao trabalho vai ser mais a doença que o levou à internação do que propriamente a realização da angioplastia.
Normalmente, para o indivíduo que internou por causa de um infarto e fez uma angioplastia, o tempo de internação gira em torno de três a quatro dias. A volta completa à atividade física normal se dá entre 15 e 20 dias após a alta hospitalar. Dependendo do trabalho que esse paciente executa, o retorno pode ser mais precoce, variando de poucos dias a uma semana após a liberação do hospital.
41 comments
Rosemere Silvestre Lima
7 de março de 2022 at 04:58
Meu esposo fez angioplastia em 16/02, colocando um stent dentro de outro. Até está data(07/03), ao se levantar da cama, sente-se cansado como se o ar faltasse e um pouco de tontura também. Não é o primeiro stent que ele coloca. Já possuía dois colocados há 10 anos atrás. Desta vez a recuperação está mais difícil. O que fazer?
Dr. Gilberto
16 de março de 2022 at 11:03
Olá, Rosemere. Sintomas de dor no peito, cansaço ou mesmo falta de ar após a realização de uma angioplastia com implante de stents não são normais e podem indicar a presença de alguma complicação relacionada ao procedimento ou uma descompensação do quadro clínico de base. O paciente deve ser levado o mais breve possível para uma avaliação como seu cardiologista ou mesmo encaminhado a um serviço de emergência, se os sintomas forem muito intensos.
Marcia
26 de março de 2022 at 19:07
Meu padrasto teve um infarto, foi socorrido a tempo e fez uma angioplastia com colocação de stent. Teve alta há 11 dias, e a médica o liberou para retorno ao trabalho, com restrições. Na carteira de trabalho ele é motorista, mas na prática carrega e descarrega uma ducato cheia de baterias automotivas o dia inteiro. Ele foi na empresa e disseram que só pode voltar ao trabalho de for para carregar todo o peso de sempre “o dia inteiro, debaixo de chuva ou sol” – palavras do Rh da empresa. E agora não sabemos o que fazer? Ele corre risco voltando a este tipo de atividade no trabalho. Ele ainda se sente fraco, mas tem medo de ser mandado embora.
Dr. Gilberto
4 de maio de 2022 at 10:24
Tudo vai depender de qual foi o dano causado pelo infarto no coração do seu pai. Se a angioplastia com colocação de stent foi feita dentro das primeiras seis horas após o início dos sintomas, a possibilidade é que exista uma recuperação praticamente completa do músculo cardíaco. Nesse caso, após um período normalmente de 30 dias, esse paciente está liberado para fazer qualquer tipo de atividade. Para poder avaliar se ele pode fazer esforço físico no momento atual, é importante que ele retorne ao cardiologista para fazer um laudo orientando que tipo de atividade ele pode fazer na empresa e quando ele estaria liberado para voltar a trabalhar 100% normal.
Welber
8 de abril de 2022 at 18:47
Olá, minha mãe fez angioplastia dia 03/04 e está bem, anda lava a louça faz comida.
Mas as vezes sente um pouco de falta de ar.
É normal?
Dr. Gilberto
4 de maio de 2022 at 11:10
A presença de falta de ar após a realização da angioplastia significa que ou nem todas as coronárias foram tratadas e alguma delas pode ter uma obstrução importante ou porque, eventualmente, o paciente já tem algum grau de disfunção no músculo cardíaco que pode provocar falta de ar. Então, não é normal esse sintoma após a realização de angioplastia, consequentemente, o seu cardiologista deve ser procurado para fazer uma reavaliação.
Cleide de Souza Oliveira
22 de abril de 2022 at 17:20
Meu marido foi fazer uma angioplastia coronária e teve parada cardíaca foi reanimado mas teve que entubado , teve pressa baixíssima e arritmia tá internado na UTI a quatro dias , quando acorda fica agitado e assim sob o cardíaco o que pode ter dados ??
Dr. Gilberto
26 de abril de 2022 at 19:06
Aparentemente, houve algum tipo de complicação grave durante a realização do cateterismo do seu marido. Para saber o que aconteceu, seria preciso saber exatamente o que provocou a parada cardíaca, revisando o resultado do cateterismo de dos outros que foram realizados após. A agitação que o seu marido apresenta na UTI pode ser consequência de edema cerebral secundário à parada cardíaca ou, eventualmente, ser devido a um acidente vascular cerebral. Sugiro conversar com o médico responsável pelo caso para entender melhor a situação atual do paciente.
doroti
28 de abril de 2022 at 14:30
boa tarde
fiz um cateterismo e uma angioplastia mais me sinto cansada qdo. vou comer abaixar andar passar um pano isso e normal?
Dr. Gilberto
4 de maio de 2022 at 09:37
Sintomas de cansaço e/ou dor no peito após a realização de um cateterismo para fins de diagnóstico são devidos à doença de base e não ao fato do exame ter sido realizado. Já a persistência dos sintomas depois da realização de um cateterismo para fins de tratamento (dilatação de obstruções das artérias coronárias, das válvulas cardíacas, etc.) não é normal e sugere a presença de problemas relacionados ao procedimento. Uma avaliação médica deve ser realizada o mais breve possível.
Jesus natal Rodrigues
28 de abril de 2022 at 22:26
Eu fiz quatro pontes safeno e duas mamaria, vou fazer outro cateterismo após um ano e quatro meses, pode acontecer de colocar istend?
Dr. Gilberto
4 de maio de 2022 at 09:39
Sim, é possível que, se for confirmada a presença de alguma obstrução nas coronárias ou nas pontes, o médico decida realizar o tratamento no mesmo procedimento. A realização do tratamento junto ao exame diagnóstico geralmente é indicado em casos de urgência, ou seja, naquelas situações em que a condição clínica do paciente não permita postergar a resolução do problema detectado. Caso o paciente apresente uma condição clínica estável, sem risco iminente de ocorrência de uma complicação cardíaca, o tratamento é realizado em um segundo momento, após a autorização ter sido dada pelo convênio de saúde.
Roseane
24 de maio de 2022 at 19:06
Fiz uma angioplastia a 2dias na virilha e no braço esquerdo mais ainda cinto muita dor na mão esquerda isso é normal
Dr. Gilberto
1 de junho de 2022 at 22:31
O cateterismo foi realizado pela virilha ou pelo braço esquerdo? A realização do cateterismo pelo braço esquerdo é bastante incomum, geralmente essa via é empregada apenas quando não é possível realizar o exame pelo braço direito ou pela virilha. De qualquer maneira, a ocorrência de dor dias após a realização do procedimento também é incomum e pode indicar a ocorrência de alguma complicação no local da punção. Você deve procurar o médico que realizou o exame para ser reavaliada.
Lara
2 de junho de 2022 at 17:56
Artéria circunflexa calibrosa apresenta leves lesões sequenciais de 99% seu terço proximal, após o primeiro ramo marginal. As outras com lesão leve de 30 a 40%.
Da pra esperar 15 dias da agenda hospitalar para o stent? Deveria ter sido feito de urgência?
Dr. Gilberto
23 de junho de 2022 at 11:00
A urgência ou não de realização de uma angioplastia com stent depende principalmente do quadro clínico apresentado pelo paciente. Indicativos de urgência para a realização do procedimento são: presença de angina em repouso, duração prolongada dos episódios, ausência de resposta ao uso de vasodilatadores colocados embaixo da língua, angina que surge aos pequenos esforços ou que tem caráter progressivo. Se a angina surge apenas aos médios ou grandes esforços e alivia imediatamente com o repouso, indica um quadro clínico estável no qual não existe urgencia no tratamento. No entanto, a presença de uma estenose crítica como a descrita acima (99% de obstrução), especialmente se associada a redução do fluxo de sangue pela coronária, sugere a presença de uma lesão instável que deve ser tratada o mais breve possível.
Vitória lari
8 de setembro de 2022 at 10:58
Meu pai fez um cateterismo e deu o seguinte resultado : Artéria descendente anterior exibe lesão de 50% no terço médio / artéria circunflexa exibe lesão de 70% no terço médio. Ele precisa fazer angioplastia? Não entendemos pq o médico que fez o cateterismo não fez logo. Pediu para levar o resultado ao cardiologista dele.
Dr. Gilberto
19 de outubro de 2022 at 16:35
A indicação de tratamento das obstruções das coronárias por cirurgia ou por angioplastia em pacientes que não apresentam quadros coronarianos agudos (angina instável ou infarto) depende da localização das obstruções, da severidade dos sintomas apresentados pelo paciente e da resposta ao tratamento clínico. Pacientes cujos sintomas não são adequadamente controlados pelos medicamentos ou que possuem obstruções severas (>70%) em localizações específicas (no tronco da coronária esquerda, na porção inicial da artéria descendente anterior ou nas porções iniciais tanto desta artéria quanto da artéria circunflexa) normalmente se beneficiam da revascularização por cateter ou cirurgia. Também se costuma indicar a intervenção se exames não invasivos como a cintilografia do miocárdio ou a ressonância cardíaca mostram áreas extensas de falta de irrigação do músculo cardíaco (isquemia).
Neide Maria de Oliveira
17 de julho de 2022 at 08:19
Matéria bastante esclarecedora !
Dr. Gilberto
20 de julho de 2022 at 18:07
Agradeço seu comentário.
nelson lopes de faria
22 de julho de 2022 at 11:10
Bom dia , me chamo Nelson fiz uma angeoplastia no dia 04/07/22 no dia 21 a de manhã tomei um paroxetina que o cardiologista me passou pra ansiedade a noite sente tontera e vista escura quase desmaiei ,parece que foi que de pressão e normal isso acontecer ? Ou é efeito do paroxetina ?
Dr. Gilberto
24 de agosto de 2022 at 15:57
O cateterismo cardíaco tanto diagnóstico (cinecoronariografia) quanto terapêutico (angioplastia com implante de stent) são procedimentos seguros e com baixo risco de complicações. O desconforto associado a esses procedimentos é leve e normalmente ocorre ou durante ou nas primeiras horas após o final do mesmo. O surgimento de tonturas, mal-estar, inchaço ou dor no local da punção, febre, formigamentos ou persistência de dor no peito ou no membro utilizado para a realização do exame, dias ou semanas após a alta do hospital não são normais e necessitam serem avaliados com brevidade pelo profissional que realizou o procedimento. No seu caso, é possível que a paroxetina seja a responsável ou tenha contribuído para o quadro de tonturas e a sensação de desmaio.
Clecia de Azevedo Bezerra
25 de julho de 2022 at 12:06
Muito esclarecedor as respostas. Fiz duas angioplqstias com estent faz 15 dias ,tirei algumas dúvidas.
Dr. Gilberto
3 de agosto de 2022 at 11:46
Agradecemos seu comentário. Que bom que ajudamos de alguma forma. 😉
Rita Macedo
25 de julho de 2022 at 12:44
Coronária com 70%comprometida,tem necessidade de colocar stend?
Dr. Gilberto
24 de agosto de 2022 at 15:55
A necessidade ou não se se implantar um stent numa artéria coronária com obstrução de 70% vai depender da presença ou não de sintomas de angina, do surgimento de área extensa de isquemia em um teste não invasivo (cintilografia do miocárdio, ressonância cardíaca) e da localização desta obstrução (por exemplo, obstruções de 70% no tronco da coronária esquerda devem sempre ser tratadas).
Kátia Campos
6 de agosto de 2022 at 22:12
Olá! Meu esposo sofreu um infarto e precisou realizar uma angioplastia colocando dois stends, após a cirurgia, teve alta em dois dias em casa tem tido uma tosse constante. É normal? Como podemos fazer pra amenizar esse sintoma? Obs: ele era fumante!
Dr. Gilberto
24 de agosto de 2022 at 12:38
A tosse, muito provavelmente, não tem nenhuma relação com o procedimento realizado. O mais provável é que ela seja causada pelo hábito de fumar. De qualquer maneira, se a tosse for persistente ou associada a febre ou expectoração, deve ser realizada uma avaliação médica.
Rosângela
22 de agosto de 2022 at 16:40
Fiz angelplastia a 15 dias sinto muito um desconforto como se tivesse o coração acelerado e normal
Dr. Gilberto
29 de agosto de 2022 at 17:24
O cateterismo cardíaco tanto diagnóstico (cinecoronariografia) quanto terapêutico (angioplastia com implante de stent) são procedimentos seguros e com baixo risco de complicações. O desconforto associado a estes procedimentos é leve e normalmente ocorre ou durante ou nas primeiras horas após o final do mesmo. O surgimento de tonturas, mal-estar, inchaço ou dor no local da punção, febre, formigamentos ou persistência de dor no peito ou no membro utilizado para a realização do exame, dias após a alta do hospital não são normais e necessitam serem avaliados com brevidade pelo profissional que realizou o procedimento.
Carla de Sá
22 de setembro de 2022 at 14:09
Meu marido fez uma angioplastia com stse e está com falta de ar e normal já tem 17dias
Dr. Gilberto
19 de outubro de 2022 at 16:28
A persistência de sintomas de dor no peito ou falta de ar após a realização de uma angioplastia de coronárias não é normal, e o paciente deve retornar ao cardiologista para uma avaliação.
Vilma Domingues de Lima
29 de setembro de 2022 at 03:21
O lá ,meu marido está para fazer um cateterismo , mais ele é muito preocupado com coisas ,stressado,depressivo e nervo atacado .,isso prejudica para fazer o procedimento do cateterismo?
Dr. Gilberto
25 de outubro de 2022 at 17:30
Não. Ansiedade antes da realização do procedimento ocorre em muitos pacientes, mas não aumenta o risco de complicações. Na maioria dos hospitais, o procedimento é realizado com uma sedação leve administrada por um anestesista, justamente para reduzir a ansiedade e o desconforto do paciente.
Genni Gomes
20 de outubro de 2022 at 03:57
Sofri um infarto e fiquei com três artérias do ventrículo esquerdo com 70%, 90% É 90%entupidas e lesionados.ceuses de angina a pequenos esforços e estou esperando a dois anos pelo SUS , os cardiologistas chegaram a conclusão que de volta fazer cirurgia de revascularizacão, porém fui chamada pra fazer angioplastia amanhã. Quero saber se vou ter tempo para ter condicionamento físico e força nas pernas para voltar a trabalhar já que estou de licença médica todo esse tempo?
Dr. Gilberto
9 de novembro de 2022 at 12:38
É difícil de responder a sua pergunta sem ter mais detalhes clínicos e acesso aos exames já realizados, inclusive o cateterismo cardíaco.
Isabele Juliane
20 de outubro de 2022 at 14:31
Boa tarde,
Na noite do dia 18/10, meu padrasto estava em uma pescaria e sofreu infarto. Chegamos na cidade a tempo para a confirmação desse resultado e já encaminharam para uma cidade próxima a nossa que fariam a Angioplastia. Ele fez durante a madrugada, por volta das 02:00 da manhã, durante o procedimento teve uma parada, mais conseguiu voltar. Pelo que vi nas reportagens, achei que dentro de 24 horas teríamos alguma resposta, como ele acordar. Porém, hoje, quando mandaram o boletim, ele ainda está sedado, os batimentos estão alto, diurese está diminuída, febre, dieta zero, ventilação mecânica, só a pressão que está normal. O estado é gravíssimo. Enfim, pensei que depois de 24 horas teríamos alguma noticia, se ele não acordou dentro desse prazo, é um sinal ruim?
Dr. Gilberto
9 de novembro de 2022 at 12:36
Pelo quadro que você descreve, a situação do seu padrasto é grave. Provavelmente, tanto o retardo entre o início do infarto e a realização da angioplastia quanto a ocorrência de parada cardíaca durante o procedimento tenham contribuído para o quadro atual no qual ele se encontra.
Eunice
25 de outubro de 2022 at 14:00
Boa tarde
Meu pai angioplastia com stent já vai fazer 1 ano e quando ele caminha sente cansaço, tontura e falta de ar, esses sintomas são normais?
Dr. Gilberto
9 de novembro de 2022 at 12:30
A persistência dos sintomas após a realização de uma angioplastia com implante de stent não é normal e deve ser investigada pelo cardiologista do paciente.
FLAVIANE MARTINS
13 de maio de 2024 at 09:18
Meu marido passou por cateterismo e fez
angioplastia de urgencia. tirei todas as minhas duvidas.
Parabens Dr Gilberto, por suas explicaoes de forma clara .