O que é estenose aórtica?

O Dr. Gilberto Lohorgue Nunes segue respondendo algumas dúvidas que são enviadas por suas redes sociais. Neste artigo, o médico cardiologista explica como acontece a estenose aórtica.

 

A válvula aórtica conecta o coração à artéria aorta, que é a maior artéria do nosso corpo. A estenose (ou estreitamento) da válvula aórtica é provocada por um processo degenerativo dos folhetos da válvula.

Inicialmente, há um acúmulo de gordura nos folhetos seguido do surgimento de fibrose e provocando o seu espessamento. Posteriormente, existe acúmulo de cálcio nos folhetos e na sua junção, provocando uma redução gradativa da área de abertura da válvula (estenose).

Doença Cardiovascular Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre valvula sadia x estenose

Quando a área de abertura da válvula aórtica chega a um ponto crítico (geralmente < 1,0 cm2), começam a surgir os sintomas típicos dessa doença (cansaço ou falta de ar progressiva aos esforços, dor no peito semelhante à angina e, em casos mais avançados, desmaios).

Esse processo é lento, não causando sintomas na fase inicial e normalmente se manifestando clinicamente a partir da sexta década de vida. Em alguns pacientes, nos quais a válvula aórtica é composta de dois folhetos e não de três como na maioria das pessoas, a progressão da estenose tende a ser mais rápida com o surgimento mais precoce dos sintomas.

Quando a estenose aórtica é severa e provoca sintomas, existe indicação de tratamento ou por cirurgia ou por cateter, pois pacientes nesse estágio da doença apresentam um risco crescente de morte nos anos subsequentes se não tratados.


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital