Para quais pacientes a TAVI é indicada?

Para quais pacientes a TAVI é indicada?

O tratamento da estenose aórtica é indicado nos seguintes grupos de pacientes: estenose aórtica severa e sintomática, estenose aórtica severa sem sintomas porém com comprometimento da função de bomba do coração ou com sintomas durante o teste de esforço ou naqueles com estenose aórtica crítica (área de abertura da válvula < 0,5 cm²).

Inicialmente, a TAVI era indicada apenas naqueles pacientes que apresentavam risco proibitivo para realização da cirurgia convencional (de peito aberto). Posteriormente, estudos clínicos comparativos entre o implante por cateter e a cirurgia convencional mostraram equivalência de resultados em pacientes com risco cirúrgico alto, médio ou até mesmo baixo. Ou seja, em praticamente todos os perfis de risco o implante de válvula aórtica por cateter pode ser indicado com segurança e resultados de excelência.

A única questão ainda em aberto é se as válvulas implantadas por cateter apresentam a mesma durabilidade das válvulas implantadas por cirurgia (que tem durabilidade de aproximadamente 10 anos). A avaliação comparativa mais longa entre os dois tipos de válvula mostrou resultados equivalentes até o final de 5 anos de acompanhamento. Por essa razão, as diretrizes médicas recomendam a realização de TAVI em pacientes mais idosos (acima de 65 anos na diretriz americana e 74 anos na diretriz européia). Por outro lado, umas das indicações mais consagradas da TAVI é no tratamento de válvulas cirúrgicas com mal funcionamento (o chamado implante “válvula dentro da válvula”).


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital