Aspirina: controvérsia sobre seu uso na prevenção primária de doenças do coração

O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes analisa outro estudo recente que coloca a aspirina no foco do debate sobre seu uso na prevenção primária de eventos cardiovasculares.

Outra notícia recente e importante foi a publicação (também na revista científica JAMA) de um relatório da Força Tarefa de Serviços de Prevenção dos Estados Unidos (US Preventive Services Task Force – USPSTF) sobre o papel da aspirina na prevenção primária de eventos cardiovasculares, como o infarto do coração e o acidente vascular cerebral (AVC).

Doença Cardiovascular Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre aspirina medical composition with pills B

Após uma extensa e criteriosa revisão de todas as evidencias científicas existentes na literatura médica especializada, a recomendação dessa Força Tarefa é de que a aspirina não deve ser prescrita de rotina para pacientes sem eventos cardiovasculares prévios e nem submetidos à cirurgia de ponte de safena ou a angioplastia por cateter com implante de stents, ou seja, como estratégia de prevenção primária.

Nesses pacientes, o efeito positivo da aspirina em reduzir o infarto e o AVC foi praticamente anulado por uma maior ocorrência de sangramentos graves (e por vezes fatais) nessa população. Dessa forma, salvo em situações muito particulares, não existe indicação do uso da aspirina para prevenir um primeiro evento cardiovascular (a chamada prevenção primária). Consequentemente, o hábito de muitas pessoas saudáveis de tomar aspirina regularmente para evitar um infarto, além de não trazer benefícios, pode ser deletério.

Por outro lado, já está bem estabelecido que o uso da aspirina em baixas doses (75 a 100 mg/dia) reduz de maneira expressiva a ocorrência de infarto e AVC naqueles pacientes que já apresentaram estes eventos previamente ou que são portadores de ponte de safena ou stents coronários. Em outras palavras, a aspirina é um medicamento extremamente eficaz na chamada prevenção secundária.


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital