Quais as causas da insuficiência cardíaca?

Prevenção salva. E, para prevenir, é preciso conhecer o que causa a doença. O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esclarece o que causa a insuficiência cardíaca.

O coração funciona como uma bomba, que impulsiona o sangue pelas artérias do nosso corpo. Uma medida de desempenho dessa função de bomba do coração é a chamada fração de ejeção. Quando o coração funciona normalmente, essa medida situa-se acima de 50%.

Doença Cardiovascular Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre Estenose scaled

Quando existe algum dano no músculo cardíaco, esse “enfraquecimento” leva a um quadro de insuficiência cardíaca, caracterizada por falta de ar ou cansaço ao fazer esforços.

As principais causas que levam o músculo cardíaco a essa condição, comprometendo o seu funcionamento como bomba, são as obstruções das coronárias, as doenças das válvulas cardíacas (estenose ou insuficiência) e os quadros de infecção ou inflamação do músculo cardíaco (miocardite).

É fundamental identificar a causa da disfunção do músculo cardíaco. Em muitos casos, ao resolver o problema de base é possível reverter a disfunção do músculo cardíaco e normalizar a fração de ejeção. Com essas medidas, é possível melhorar ou eliminar os sintomas e, também, aumentar o tempo de vida dos pacientes.


2 comments

  • Quais as causas da insuficiência cardíaca?
    Andreia leal

    19 de outubro de 2022 at 03:19

    Dr tenho estenose na artéria descendentes anterior 40%.Desde então tenho falta de ar, cansaço,muita queimação no peito , tontura vertigem.Seria a causa dessa estenose?

    Reply

    • Quais as causas da insuficiência cardíaca?
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:03

      As estenoses de coronárias acima de 70% são consideradas graves e, na maioria dos casos, causam restrição do fluxo de sangue provocando os sintomas de dor no peito e, eventualmente, falta de ar. Lesões abaixo de 50% são consideradas leves e, na maioria absoluta dos casos, não causam sintomas.

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital