O que significa “coração funcionando 30 por cento”?

O que significa “coração funcionando 30 por cento”?

Na clínica de cardiologia, recebemos perguntas por meio de diversos canais – e-mail, aplicativos de mensagens como o WhatsApp, além das nossas redes sociais. Esta é mais uma das dúvidas que o cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esclarece.

Existe uma medida de desempenho do coração como bomba, que é chamada de fração de ejeção. Em corações que contraem normalmente, a fração de ejeção situa-se acima de 50%.

Coração Funcionando 30% - Cardiologista Dr. Gilberto NunesSe uma pessoa tem uma fração de ejeção de 30%, significa que ela teve algum dano no músculo cardíaco, ou seja, esse músculo cardíaco não tem o funcionamento normal. Este “enfraquecimento” do músculo cardíaco provoca uma progressiva dilatação das cavidades cardíacas, levando a um quadro de insuficiência cardíaca (que é caracterizada por falta de ar ou cansaço ao fazer esforços).

Essa situação pode se dar por uma série de fatores. As principais causas de comprometimento da contração do coração ocasionando a redução da fração de ejeção são as obstruções das coronárias (que causam angina ou infarto), as doenças das válvulas cardíacas (estenose ou insuficiência) e os quadros de infecção ou inflamação do músculo cardíaco (miocardites).

Existe uma série de medicações que ajudam a melhorar o desempenho do coração como bomba. Entretanto, também é fundamental identificar a causa da disfunção do músculo cardíaco porque, em muitos casos, se resolvendo o problema de base (por exemplo, uma válvula funcionando inadequadamente) é possível reverter a disfunção do músculo cardíaco e normalizar a fração de ejeção.

E “coração fraco” tem cura?

Esse termo leigo – coração fraco – significa, comumente, que existe um quadro de insuficiência cardíaca. Como descrito anteriormente, a insuficiência cardíaca é provocada por um “enfraquecimento” do músculo cardíaco e pela dilatação das cavidades cardíacas, de maneira que o desempenho do coração como bomba fica prejudicado.

É possível reverter essa situação?

Isso vai depender, basicamente, da razão pela qual o coração tem um déficit de contração. Por exemplo: se há uma estenose da válvula aórtica, muitas vezes, é possível após a troca da válvula se reverter parcial ou totalmente esse quadro de disfunção do músculo cardíaco.

É importante frisar que, atualmente, existe uma série de medicações capazes não só de controlar os sintomas de insuficiência cardíaca (melhorando a qualidade de vida dos pacientes) como de prolongar a vida dessas pessoas.

Devido ao grande avanço no tratamento medicamentoso da insuficiência cardíaca, hoje em dia o transplante cardíaco é realizado com menos frequência, apenas em casos nos quais o tratamento clínico mostra-se incapaz de controlar os sintomas do paciente.


62 comments

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Eliane Barbosa de Souza

    18 de abril de 2022 at 14:17

    Olá, oh meu pai está internado é um idoso de 62 anos hoje tive a notícia que o meu pai está com o coração pequeno, 21% , gostaria de saber saber se tem chance do coração do meu pai chegar ao tamanho adequado?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      19 de abril de 2022 at 17:04

      Não existe a doença “coração pequeno”. Se os 21% que constam da pergunta se referirem a uma medida do desempenho do músculo cardíaco chamada de FRAÇÃO DE EJEÇÃO, significa que o o paciente tem um quadro de insuficiencia cardíaca, que é caraterizada por uma dilatação das cavidades do coração. Para poder dar uma opinião mais concreta, seria fundamental que o paciente passasse por uma consulta clínica, trazendo os exames caradiológicos já realizados.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Eliete Guimarães de Almeida

    30 de abril de 2022 at 21:18

    É fato que quem tem IC vive no máximo 10 anos doutor? Ou depende do cuidado que o paciente tenha com o tratamento?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 09:42

      Tudo vai depender do grau da disfunção do músculo cardíaco. Hoje, existem medicações e dispositivos cardíacos implantáveis para a insufiência cardíaca que são extremamente eficazes e que não só prolongam a vida mas também permitem que os pacientes tenham uma vida praticamente normal.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Alvim Rebouças Frotas Filho

    25 de maio de 2022 at 16:10

    Boa tarde Dr. Há 01 ano tive um infarto, no momento fiz um exame constatando a F.E. em 36%. Após 01 mês realizei outro exame a pedido de outro médico constatando a F.E. em 34%. Assim comecei o tratamento para fortalecer o coração no período de 01 ano, completando esse período realizei novo exame, constatando a F.E. em 30%.
    Pergunta: meu tratamento não está funcionando, e se continuar assim o que devo fazer?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      1 de junho de 2022 at 22:40

      Esta variação na medida da fração de ejeção não necessariamente significa que o tratamento não está funcionando. É possível se ter valores um pouco diferentes da fração de ejeção dependendo de quem realiza o exame. Entretanto, o mais importante é ressaltar que as medicações utilizadas no tratamento da insuficiência cardíaca (ou coração dilatado) não alteram a fração de ejeção para mais ou para menos. O que elas fazem é melhorar o desempenho global do coração, impedindo o acúmulo de líquido nos pulmões e, mais importante de tudo, melhorando a qualidade de vida (tolerância aos esforços) e a prolongando a vida dos pacientes.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Wedsilver

    27 de maio de 2022 at 16:17

    Boa tarde fiz exames e deu que estou com 50% do coração danificado, por causa do cigarro, isso de fato tem cura ?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      16 de junho de 2022 at 13:14

      É preciso esclarecer melhor o que você quer dizer com “coração 50% danificado”. Se isto significar que 50% do total do músculo cardíaco está morto (não funcionante) devido à ocorrência de um infarto do miocárdio, é possível que o paciente desenvolva um quadro de insuficiencia cardíaca, caraterizado por cansaço ou falta de ar aos esforços físicos. Nesse caso, existem uma série de medicações capazes de melhorar o desempenho de bomba do coração, controlando os sintomas e prolongando a sobrevida do paciente.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Eliane Trugillo

    30 de maio de 2022 at 20:46

    Boa noite uso marca passo desde fevereiro agora tenho uma miocardiopatia hipertrofica em janeiro tive um avc. Hoje minha ejeção de fração está 29%. Tô.o vários remédios. Farei uma tomografia. Mas isso seria caso de transplante do coração?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      16 de junho de 2022 at 13:35

      Para definir de maneira adequada qual a melhor estratégia de tratamento para o seu caso, seria necessária uma avaliação médica mais profunda. Atualmente, devido aos excelentes resultados obtidos no tratamento da insuficiência cardíaca tanto com novos remédios quanto com dispositivos implantáveis (como o ressincronizador, que é um marcapasso especial), a necessidade de transplante cardíaco diminuiu muito, sendo indicado apenas em pacientes que não respondem a estes tratamentos.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Thiago Robert gomes

    31 de maio de 2022 at 01:47

    Bom dia doutor tive um infarto a quase 2 meses ,fiz eco a poco mais de 1 mes e 15 dias e constou que tenho um trombo no ventrículo esquerdo de 15×18 e minha fraçao de injeçao está em 44% estou tomando ass, sivastatina 40 MG e revoraxicabana 10 MG irei tomar essi último durante 3 meses e refazer o eco quais sao as chances dessi trombo si desolve completamente e minha fraçao de injeçao subi para cima de 50 %? Outro detalhe fiz o cateterismo depois de 25 do infarto consto só uma veia obstruída 30% os médicos disseram que não precisaria por stents com essi valor

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      16 de junho de 2022 at 13:29

      A resolução do trombo no ventrículo esquerdo com o uso de anticoagulantes orais situa-se entre 50-60% dos casos. Entretanto, cabe ressaltar que mesmo que o trombo não desapareça após os 3 meses, o uso do anticoagulante faz o coágulo tornar-se menos friável e menos propenso a soltar pequenos coágulos, que podem embolizar para o cérebro e causar um acidente vascular cerebral (AVC). Por outro lado, o uso do anticoagulante não possui nenhum efeito sobre a fração de ejeção. Finalmente, embora infrequente, o infarto do miocárdio pode ser provocado pela ruptura de pequenas placas de gordura não obstrutivas nas artérias coronárias. Nestes casos, não existe indicação de tratamento com stent.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Alana

    7 de junho de 2022 at 23:30

    Dr. Minha mãe desenvolveu uma insuficiência cardíaca em virtude da cardiotoxicidade da quimioterapia para câncer de mama, nesse caso, passado algum tempo do fim do tratamento, é possível a FE voltar ao normal ou ao menos melhorar?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      23 de junho de 2022 at 10:54

      Sim, é possível que ocorra uma recuperação da fração de ejeção (FE), mas, para que isto aconteça, é necessário o uso de medicações específicas que protejam o músculo cardíaco e evitem que a disfunção do ventrículo esquerdo seja permanente.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Jaqueilda Andrade rosa

    11 de junho de 2022 at 17:10

    Gostaria de tirar uma dúvida! Tenho uma amiga que está muito mal . Os batimentos delas está 25 .
    Porém está aguardando sair uma vaga no cardiologista do sus . Não consegui fazer nada . Só fica deitada e não sabe o que fazer .

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      23 de junho de 2022 at 10:51

      Uma frequência cardíaca de 25 batimentos/minuto não é normal, e a causa deve ser investigada. Esta frequência cardíaca baixa pode ser devido ao uso de alguns tipos de medicação, a uma situação chamada de reação vagal (que geralmente é desencadeada por um quadro de dor aguda) ou a um bloqueio do sistema de condução intracardíaco. Sugiro que a sua amiga seja levada à emergência de um hospital para avaliação.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Amanda Aparecida

    4 de julho de 2022 at 18:56

    Dr minha sentiu mal quinta feira e ontem a noite (domingo) sentiu dor no peito e suadera foi para o hospital e foi diagnosticado infarto, hj visitei ela estava conversando bem cara ótima só que o médico passou e disse que por ela ser diabética o coração está funcionando 30% a 35% ela fez cateterismo cedo e normal ela continuar no cti mesmo ou sera que e pq o estado é muito grave mesmo e ela é muito nova tem apenas 43 anos
    Obrigada mais e pq estou desesperada e aos prantos não entendi muito o médico

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      18 de julho de 2022 at 21:48

      O tratamento atual do infarto do miocárdio envolve a realização o mais rápido possível (idealmente dentro das primeiras 6 horas de início dos sintomas) a fim de identificar a coronária causadora do infarto e proceder a sua desobstrução (angioplastia coronária com implante de stent). Quanto mais precoce for o tratamento, menor será o dano ao músculo cardíaco. A avaliação do desempenho do músculo cardíaco é realizada por meio da determinação da fração de ejeção (normal > 50%). Se a fração de ejeção da sua mãe é de 30-35% significa que a extensão do infarto foi grande. A recuperação da fração de ejeção vai depender de quanto tempo decorreu entre o início dos sintomas e o tratamento por cateterismo. Se a artéria foi desobstruída dentro das primeiras 6 horas do início dos sintomas, existe uma grande possibilidade de recuperação da função do músculo cardíaco afetado pelo infarto.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Sandra moura

    6 de julho de 2022 at 13:58

    Boa tarde, dr. Gilberto! Minha mãe infartou no ano 2014 e colocou 4 pontes de safena e 1 ponte mamária, em 2015 teve AVE em virtude da fibrilação atrial, ficou muito tempo internada voltou pra casa sem andar mas graças a Deus se recuperou e ficou andando de muleta distâncias curtas…esse ano ela ficou internada pq de uma baixa de sódio e teve alta com uma infecção urinária fortissima e covid sem nós sabermos, só descobrimos 3 dias depois da alta pois ela ficou passando mal, parece que a infecção descompensou o coração e o médico disse que ela só tem 26% do coração funcionando, que a insuficiência dela é grave, devido a internação ela não está conseguindo andar, está fraca do coração e da perda de massa muscular, mesmo com todos os esforços a barriga dela é a perna esquerda e o rosto não estão desinchando, o médico me perguntou se poderia chamar a equipe do paliativo pra conversar comigo…dr. minha mãe não tem chances de se recuperar e voltar a andar de bengala como sempre fez nos últimos anos?
    O médico disse que os cuidados continuariam mas deu um exemplo, se minha mãe pegar uma pneumonia e tivesse que entubar qual seria minha decisão? Se ela tivesse chances de voltar a ter o mínimo de qualidade de vida, andando com a muleta seria entubar mas caso não, não vale postergar o sofrimento…
    Me ajude, me oriente por favor!

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      18 de julho de 2022 at 21:52

      É difícil dar um diagnóstico preciso e, mais importante, um prognóstico para a sua mãe sem saber mais detalhes do caso (resultados dos exames realizados, qual o tratamento está sendo prescrito). Pacientes com insuficiência cardíaca podem ter vida praticamente normal se adequadamente tratados com as medicações atualmente disponíveis. Parece-me que os agravantes do caso dela são a infecção por COVID (que pode causar quadros de miocardite que pioram o quadro de insuficiencia cardíaca), a infecção urinária e os níveis baixos de sódio (que podem ser causados por medicamentos ou certos tipos de doença). Sugiro que seja solicitada uma segunda opinião por um cardiologista a fim de poder avaliar melhor o que está acontecendo e definir qual a melhor estratégia de tratamento.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Diana

    8 de julho de 2022 at 20:19

    Olá Sr. Doutor,
    Muito obrigado pela sua publicação,
    A minha mãe tem uma insuficiência cardíaca grave devido a uma endocardite aguda, tem duas válvulas, anel tricuspide, stent na ceia cava inferior, é portadora de um CDI…
    Eu gostava de saber por quanto tempo estes aparelhos funcionam e como atuar em caso de paragem cardíaca num doente com CDI?
    Obrigado
    Cumprimentos

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      18 de julho de 2022 at 22:02

      As válvulas cardíacas artificiais ou, mais recentemente, as implantadas por cateter, têm uma vida útil média de 8 a 10 anos. O CDI possui uma bateria de longa duração (mínimo de 5 anos) e ela pode durar mais ou menos tempo dependendo da frequência e do número de disparos efetuados e também do tempo durante o qual o CDI comandou os batimentos do coração (atuando como um marcapasso). As consultas periódicas de controle e avaliação do dispositivo são muito importantes pois determinam o gasto da bateria, estimam o seu tempo de vida útil e indicam com precisão o momento de substituí-la por uma bateria nova. No caso de um paciente portador de CDI apresentar uma parada cardíaca, a única atitude a ser tomada por quem estiver por perto é manter-se afastado do paciente (para não receber o choque elétrico que ele aplicará no paciente) e chamar o atendimento de emergência (SAMU ou similar).

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Simone

    27 de julho de 2022 at 01:35

    Dr. Meu irmão tem 33 anos, após uma pneumonia fortíssima, descobri que está com coração crescendo e com 19% funcionando, ele começou fazer o tratamento com medicamentos hoje e retorna ao cardiologista em 15 dias.
    Quais os ricos?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      17 de agosto de 2022 at 15:17

      É possível que o seu irmão tenha desenvolvido um quadro de miocardite viral, que provoca um “enfraquecimento” do músculo cardíaco e a dilatação das cavidades do coração. Como consequência, existe uma redução da capacidade do coração bombear sangue de maneira adequada para o corpo (medida pela fração de ejeção, que no caso está em 19% quando o normal seria acima de 50%). Os riscos são os mesmos associados a dilatação do coração por outras causas (como infarto, hipertensão grave não controlada), basicamente o surgimento de um quadro de insuficiência cardíaca (cansaço e falta de ar, inchaço nas pernas, etc) e de arritmias cardíacas. O acompanhamento cardiológico constante é mandatório para a prescrição de medicações que melhorem o desempenho cardíaco e evitem o surgimento dessas complicações.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Fabiana

    27 de julho de 2022 at 14:56

    Boa tarde,Dr Gilberto meu esposo está muito debilitado por conta da insulficiencia cardiaca ,fração de ejeção 21% conclusão comprometimento sistólico difuso do ventrículo esquerdo em grau importante.
    Trombo no ventrículo esquerdo
    Hipertrofia excêntrica do ventrículo esquerdo.
    Disfunção diastólica grau 1 do ventrículo esquerdo.
    Insulficiencia mitral discreta .
    Esse foi o resultado do Eletrocardiograma,sendo que também descobrimos que tem doença de chargas. Ele tá tomando furosemida,,carvedilol,espironolactona Acog. Ainda não está tendo um acompanhamento com cardiologista na fila de espera . Estes medicamentos começou a tomar dia 14/07/22 também toma sinvastatina , alopurinol,vitamina D 2.000vi estes começou a tomar dia 21/06/22.
    Então Dr ele se sente muito fraco, sem ânimo pra nada, as vezes pontadas no coração, estou muito preocupada apesar dele já ter começado tomas os diuréticos, anticoagulante ,gostaria de saber se o diagnóstico com a medicação, vai ficar bem por quanto tempo ?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      17 de agosto de 2022 at 15:16

      Pacientes com insuficiência cardíaca e dilatação do ventrículo esquerdo devido à Doença de Chagas devem ter acompanhamento cardiológico constante, com reavaliações clínicas em curtos espaços de tempo até os sintomas e sinais de insuficiência cardíaca terem sido controlados. Todas as medicações citadas (furosemide, carvedilol, espironolactona) são indicadas no tratamento da insuficiência cardíaca, além de outras como os vasodilatadores. Talvez seja necessário o aumento das doses destes medicamentos para controlar adequadamente os sintomas. Por isso a necessidade de uma avaliação cardiológica o mais breve possível. Em último caso (se a consulta ambulatorial for demorar muito ou se os sintomas forem muito intensos), sugiro que você leve o seu marido a emergência de um hospital pois, eventualmente, talvez exista a necessidade de internação para compensação da insuficiência cardíaca.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Andressa

    2 de agosto de 2022 at 18:31

    Boa noite, minha mãe faleceu a uma semana, tinha doença de chagas, 50 anos, causa da morte insuficiência cardíaca grave, fibrilação arterial crônica. O que quer dizer ? o médico dela disse que apenas 30 por cento do coração estava funcionando. No caso dela, marca passo tinha funcionado? Não me conformo.

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      8 de agosto de 2022 at 15:30

      A Doença de Chagas é causada pela infecção por um protozoário (Trypanosoma cruzi) que é transmitido aos humanos por um inseto (o bicho-barbeiro). A ação deste protozoário no coração provoca uma progressiva destruição do músculo cardíaco levando a uma dilatação das cavidades do coração (“coração dilatado” ou “coração grande”) e ao surgimento de um quadro de insuficiência cardíaca (incapacidade do coração bombear sangue para o corpo de maneira adequada). Além disso, a Doença de Chagas frequentemente provoca o surgimento de bloqueios no sistema de condução do estímulo elétrico do coração e de arritmias cardíacas graves, que podem levar à morte súbita. A morte dos pacientes com essa doença ocorre, geralmente, quando o grau de destruição do músculo cardíaco é tão grande que já não responde ao tratamento com medicamentos ou mesmo o implante de marcapasso cardíaco e desfibriladores. Me parece que foi isto o que aconteceu com a sua mãe.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Stefanie

    3 de agosto de 2022 at 00:05

    Dr boa noite, meu esposo sentiu dores no peito na madrugada de domingo, achou q não era nada e conseguiu dormir um pouco, mais assim q amanheceu ele passou muito mau, fomos as pressas para o hospital onde foi constatado o infarto, isso foi domingo, ele veio a fazer o cateter na segunda pela manhã, na terça ele de outro exame pra saber a gravidade desse infarto, a médica disse q ele está com 39% do coração funcionando bem dos 55%, isso pode ter sido por conta da demora em fazer o cateterismo e gostaria de saber se tem como reverter a situação?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      8 de agosto de 2022 at 15:29

      O seu relato reforça a necessidade de identificação precoce dos sintomas do infarto do miocárdio e a procura imediata por um atendimento de emergência. Com isso, é possível fazer o cateterismo e a desobstrução da artéria coronária responsável pelo quadro ainda nas primeiras horas de início dos sintomas, reduzindo o dano ao músculo cardíaco. No caso específico do seu marido, a redução da fração de ejeção para 39% reflete o dano causado pela demora em procurar atendimento. No infarto, existe uma área central de necrose (ou seja, musculo morto) e, em volta dela, uma área de músculo que ainda está vivo mas que não contrai adequadamente por ter sido exposto a uma redução prolongada da sua irrigação (miocárdio atordoado). A quantidade de músculo ainda viável na região do infarto é que vai determinar a possibilidade de recuperação pelo menos parcial da fração de ejeção, pois uma vez desobstruída a coronária e restituída a irrigação normal deste músculo, ele pode gradualmente voltar a funcionar novamente.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Alex

    9 de agosto de 2022 at 11:33

    Bom dia o médico falou que o meu está com 25% do coração funcionando isso pode ser verdade

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      24 de agosto de 2022 at 16:23

      A miocardiopatia dilatada (popularmente conhecida como coração “fraco” ou “grande”) é a principal causa de insuficiência cardíaca, que é caracterizada pelo surgimento de falta de ar aos esforços e edema (inchaço) nas pernas. Nessa doença, a capacidade do coração bombear sangue para o corpo é reduzida, fazendo com que o sangue tenda a ficar represado nos pulmões e levando ao surgimento do cansaço e falta de ar. O grau de comprometimento do coração é determinado pelo grau de dilatação das cavidades cardíacas (especialmente o ventrículo esquerdo e pela redução de um parâmetro hemodinâmico chamado de fração de ejeção (que em corações normais é acima de 50%). Dessa forma, quanto maiores forem os diâmetros do ventrículo esquerdo e menor a fração de ejeção (< 30%), mais grave é o comprometimento cardíaco. Hoje em dia, existem uma série de medicações e dispositivos cardíacos implantáveis que são capazes de controlar os sintomas da insuficiência cardíaca, melhorar o desempenho do músculo cardíaco e reduzir a mortalidade. O prognóstico individual de cada paciente vai depender do grau de comprometimento da função de bomba do coração e da resposta apresentada após tratamentos acima citados. O transplante cardíaco (que normalmente é reservado apenas naqueles pacientes mais jovens e que não respondem ao tratamento convencional) tem sido cada vez menos indicado devido aos exclentes resultados apresentados pelo tratamento clínico.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Roseli de Jesus

    13 de agosto de 2022 at 17:53

    Olá doutor , minha mãe está com 82 anos está com o coração com 20% , água nos pulmões e as coronárias inflamadas e a ritmia bem alta , qual os riscos que ela corre , isso e mto grave?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      24 de agosto de 2022 at 16:23

      A miocardiopatia dilatada (popularmente conhecida como coração “fraco” ou “grande”) é a principal causa de insuficiência cardíaca, que é caracterizada pelo surgimento de falta de ar aos esforços e edema (inchaço) nas pernas. Nessa doença, a capacidade do coração bombear sangue para o corpo é reduzida, fazendo com que o sangue tenda a ficar represado nos pulmões e levando ao surgimento do cansaço e falta de ar. O grau de comprometimento do coração é determinado pelo grau de dilatação das cavidades cardíacas (especialmente o ventrículo esquerdo e pela redução de um parâmetro hemodinâmico chamado de fração de ejeção (que em corações normais é acima de 50%). Dessa forma, quanto maiores forem os diâmetros do ventrículo esquerdo e menor a fração de ejeção (< 30%), mais grave é o comprometimento cardíaco. Hoje em dia, existem uma série de medicações e dispositivos cardíacos implantáveis que são capazes de controlar os sintomas da insuficiência cardíaca, melhorar o desempenho do músculo cardíaco e reduzir a mortalidade. O prognóstico individual de cada paciente vai depender do grau de comprometimento da função de bomba do coração e da resposta apresentada após tratamentos acima citados. O transplante cardíaco (que normalmente é reservado apenas naqueles pacientes mais jovens e que não respondem ao tratamento convencional) tem sido cada vez menos indicado devido aos exclentes resultados apresentados pelo tratamento clínico.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Adriana

    15 de agosto de 2022 at 22:06

    Minha mãe infartou e teve pneumonia ainda continua internada com o coração funcionando com 22 %, ela é diabética e tem o coração grande , esse quadro pode reverter?quais as chances de vida que ela tem?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      24 de agosto de 2022 at 16:22

      A miocardiopatia dilatada (popularmente conhecida como coração “fraco” ou “grande”) é a principal causa de insuficiência cardíaca, que é caracterizada pelo surgimento de falta de ar aos esforços e edema (inchaço) nas pernas. Nessa doença, a capacidade do coração bombear sangue para o corpo é reduzida, fazendo com que o sangue tenda a ficar represado nos pulmões e levando ao surgimento do cansaço e falta de ar. O grau de comprometimento do coração é determinado pelo grau de dilatação das cavidades cardíacas (especialmente o ventrículo esquerdo e pela redução de um parâmetro hemodinâmico chamado de fração de ejeção (que em corações normais é acima de 50%). Dessa forma, quanto maiores forem os diâmetros do ventrículo esquerdo e menor a fração de ejeção (< 30%), mais grave é o comprometimento cardíaco. Hoje em dia, existem uma série de medicações e dispositivos cardíacos implantáveis que são capazes de controlar os sintomas da insuficiência cardíaca, melhorar o desempenho do músculo cardíaco e reduzir a mortalidade. O prognóstico individual de cada paciente vai depender do grau de comprometimento da função de bomba do coração e da resposta apresentada após tratamentos acima citados. O transplante cardíaco (que normalmente é reservado apenas naqueles pacientes mais jovens e que não respondem ao tratamento convencional) tem sido cada vez menos indicado devido aos exclentes resultados apresentados pelo tratamento clínico.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Jubileu Portela

    22 de agosto de 2022 at 15:36

    Olá boa tarde Dr. Como vai? quero saber a seguinte informação, um coração normal, qual a porcentagem correta, por exemplo é 65%? Para quemtem desvio do ramao esquerda, há um cirugia além dos remedios?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      29 de agosto de 2022 at 17:30

      A fração de ejeção representa, em termos simples, a porcentagem de sangue do ventrículo esquerdo que é ejetada em cada batimento cardíaco. O seu valor em corações normais é igual ou maior do que 50%. O bloqueio do ramo esquerdo isolado não necessita de cirurgia nem de tratamento específico.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    José Roberto

    23 de agosto de 2022 at 17:51

    Dr boa noite, tenho 32 anos a um mês sofri um infarto, ficou uma lesão de 39% não sinto cansaço nem falta de ar, existe possibilidade de recuperar parte dessa lesão??

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      29 de agosto de 2022 at 17:28

      Imagino que o valor de 39% referido na sua pergunta represente o valor da fração de ejeção (que é uma medida do desempenho do coração como bomba). A recuperação da fração de ejeção após um infarto do miocárdio depende, basicamente, da rapidez com que a coronária responsável pelo evento foi reaberta (ou por angioplastia ou pelo uso de medicações que dissolvem o coágulo – os chamados trombolíticos). Paciente nos quais a reabertura da coronária é realizada nas primeiras 6 horas após o início dos sintomas, tem uma maior chance de minimizar o dano ao músculo cardíaco. No tratamento do infarto, costuma-se dizer que “tempo é músculo”, ou seja, quanto mais precoce a recanalização do vaso culpado, maior a chance de preservação do músculo cardíaco. O tempo de recuperação do músculo cardíaco (miocárdio), após um infarto, gira em torno de 4 a 6 semanas, de maneira que existe chance de melhora da fração de ejeção desde que o tratamento tenha sido precoce.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Renata

    29 de agosto de 2022 at 20:15

    Boa noite. Meu pai fez um ecocardiograma que constatou insuficiência cardíaca, o médico orientou a procurar um hospital para internação pois ele estava com os batimentos muito acelerados e ofegante. Ele entrou no hospital andando, porém foi submetido a um cateterismo onde foi constatado obstrução de 99% de uma artéria, fez angioplastia e o médico informou que durante o procedimento ele infartou. É possível infartar durante a colocada do stent ou foi um erro médico? Depois disseram que ele infartou novamente e perdeu grande parte da função do coração e precisaria de transplante. Foi colocado um balão intraaortico e logo depois entubaram. Agora os médicos praticamente desenganaram. Nos perguntamos se fizemos certo ao levá-lo a emergência, pois parece que os procedimentos causaram toda a piora dele. Qual a sua opinião doutor??

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      27 de setembro de 2022 at 16:03

      Nos dias de hoje, a ocorrência de infarto do miocárdio durante a realização da angioplastia de coronárias é muito rara e indica que houve algum problema durante o procedimento. A recomendação de procurar atendimento de emergência foi correta, visto que o seu pai estava apresentando um quadro de insuficiência cardíaca agudamente descompensada. Para fazer um juízo de valor a respeito do que aconteceu durante a internação e a angioplastia, seria necessária uma revisão criteriosa dos registros médicos e exames realizados, incluindo as imagens do cateterismo cardíaco e da angioplastia.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Kelly Costa

    29 de agosto de 2022 at 20:27

    Boa noite doutor meu pai está com o coração delatado funcionando 30% e toma vários remédios para insuficiência pressão alta anticoagulante e faz hemodiálise.mais oq mais está me entregando e que na última consulta o cardiologista receitou um estimulante chamado sildenafila dizendo ser um tratamento para a insuficiência confesso que estou em dúvida em dar esse medicamento o Sr pode me ajudar nessa questão ?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      27 de setembro de 2022 at 16:02

      O sildenafil (ou Viagra) é utilizado normalmente apenas em casos de hipertensão pulmonar (aumento da pressão dentro dos vasos do pulmão) grave, provocada por doença dos vasos pulmonares. Não existem evidências científicas sólidas que recomendem a sua utilização como medicação coadjuvante no tratamento da insuficiência cardíaca secundária à miocardiopatia dilatada (que é, aparentemente, o quadro do seu pai).

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Benedito Nicolau

    29 de agosto de 2022 at 22:49

    Quem teve infarto vive menos?
    Li que a média de vida para os homens pós infarto é de 8 anos.
    Quer dizer que depois disso, já era? Mesmo com fração de ejeção de 56?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      27 de setembro de 2022 at 16:00

      Este dado é incorreto. A angioplastia coronária com implante de stent realizada nas primeiras 6 horas do início dos sintomas do infarto é capaz de prevenir a ocorrência de dano expressivo ao músculo cardíaco e, consequentemente, preservar a fração de ejeção em níveis normais. Nestes casos, a sobrevida a longo prazo dos pacientes é muito semelhante a da população geral não infartada.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Angélica de Souza Khatlab

    30 de agosto de 2022 at 23:58

    Olá Dr. Gilberto, boa noite. Tudo bem?
    Dr. meu pai tem insuficiência cardiaca sua fração de ejeção hoje é de 22%, ele trata ha alguns anos com várias medicações incluindo o entresto. Porém, este ano descompensou e ele começou a inchar todo. Esta na uti há 15 dias a base de dobutamina. O senhor sabe me dizer se existe algum tipo de tratamento ou cirurgia para o caso dele? Por favor.
    Obrigada.

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      19 de outubro de 2022 at 16:18

      Em primeiro lugar, é fundamental determinar a causa da descompensação do quadro de insuficiência cardíaca do seu pai. Para isto, torna-se necessária uma avaliação clínica completa e, também, dos exames que foram realizados. Apenas a guisa de exemplo: se a causa da descompensação foi uma isquemia do coração causada pela obstrução de uma coronária importante, pode ser necessária a realização de uma angioplastia ou cirurgia de ponte de safena. Se o quadro agudo é devido a um mal funcionamento da válvula mitral (insuficiência), pode ser necessário a realização de cirurgia ou de reparo da válvula por cateter. Alguns pacientes também podem se beneficiar com o implante de dispositivos chamados de ressincronizadores. Sugiro que você converse com o cardiologista do seu pai para definir qual o diagnóstico e as possibilidades de tratamento.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Michelle Souza

    31 de agosto de 2022 at 18:43

    Boa noite! Foi descoberto no meu pai em abril/22 que estava com feve 28,22% iniciou o tratamento no mês de maio/22. No dia 01/06 fez uma tomografia, mas não deu tempo de levar ao médico ele faleceu dia 08/06. Fiquei surpresa pq ocorreu tudo mto rápido. Não sei ao certo se foi infarto ou arritmia. Dr. Então, posso considerar que o caso dele era grave? Pq não tínhamos noção. Achamos que com o tratamento iria ficar bem.

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      19 de outubro de 2022 at 16:24

      Pelo que foi descrito, o seu pai era portador de miocardiopatia dilatada que representa uma situação clínica em que as cavidades do coração estão muito dilatadas, causando uma redução expressiva da capacidade do coração bombear sangue para o organismo. Pacientes com essa doença estão mais propensos a apresentar morte súbita devido à ocorrência de arritmias ventriculares graves. Para saber exatamente o que causou a morte do seu pai, sugiro conversar com o cardiologista que o acompanhava

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Diego Ferreira

    19 de setembro de 2022 at 18:51

    Minha mãe teve um infarto tem uma semana onde ocorreu no miocárdio em torno de 12:00 ela sentiu e confirmou depois do Quarto Eletro no hospital às 16:50. Foi feito cateterismo e angioplastia com stent lá pelas 20:30 da noite do mesmo dia. Desde então minha mãe segue na UTI em tratamento com líquido no pulmão e com fração de ejeção de 30%. Está com Noradrenalina e dobutamina, se encontra consciente e se alimentando normalmente. Ela tem 63 anos está com colesterol alterado e pré-diabética, fez outro cateterismo hoje e o stent está se adaptando bem ao organismo. Ela também está com baixa pressão sendo controlada pelos remédios, tem algum risco de ela sofrer uma parada cardíaca ou o tratamento que foi feito com eficácia pode trazer a melhora no quadro dela?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      19 de outubro de 2022 at 16:31

      Pelo que se pode depreender do seu relato, a sua mãe teve um infarto do miocárdio complicado por choque cardiogênico. Essa é uma complicação grave e que está associada a um maior risco de morte durante a internação. A recuperação da função do músculo cardíaco depende de quanto tempo depois do início dos sintomas foi realizada a desobstrução da coronária e se o procedimento conseguiu restituir o fluxo sanguíneo normal pela coronária responsável pelo infarto. A possibilidade de normalização ou melhora expressiva da função de bomba do coração ocorre quando a angioplastia é realizada dentro das primeiras 6 horas de início dos sintomas.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    luciana oliveira

    27 de setembro de 2022 at 20:04

    minha mae tem coracao grande capacidade de 25% precisa de operacao da veia mitral qual chances minha mae tem os medicos disseram q sem operacao ela morre

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:31

      É muito difícil fazer uma avaliação adequada do risco da cirurgia sem conhecer o paciente e o seu estado clínico. Sugiro que você esclareça estas e outras dúvidas conversando com a equipe médica responsável pelo caso.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Mariani

    7 de outubro de 2022 at 23:36

    Doutor, meu avô tem 67 anos ele até então estava com uma veia do coração entupida, porém a oito dias atrás ele teve um infarto,ficou sem ar quando chegou ao hospital imediatamente colocaram ele no coma induzido, ele estava com a diabetes mt alta , pressão mt baixa, quando os médicos foram fazer o cateterismo foi observado q ele tem várias veias entupidas , além disso tudo , ele estava com pneumonia, os rins parou de funcionar, com a ajuda a hemodiálise os ruins voltaram, porém o coração está 35% ele ainda segue em coma , está respirando por aparelho, hj ele começou a dar febre de 40 graus por conta de uma infecção que pegou , ele precisa fazer a cirurgia ponte de safena para melhorar mais ele não tem condições e não tem tido melhoras , gostaria de saber se nesse caso é só um milagre mesmo como dizem todos os médicos, por gentileza pode ser verdade

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:19

      Pelo descrito, trata-se de um caso extremamente grave de um paciente relativamente jovem com diabetes não controlado, que sofreu um infarto extenso e que está evoluindo com múltiplas complicações sérias (insuficiencia renal aguda, insuficiencia cardíaca e infecção). Para se poder realizar a cirurgia cardíaca com segurança, é fundamental que essas complicações sejam tratadas. O risco de morte durante a internação realmente me parece bastante alto, especialmente se o paciente não tem apresentado melhora do quadro clínico com o tratamento empregado.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Aline Fernanda Costa

    8 de outubro de 2022 at 06:45

    Olá Dr.
    Perdi uma irmã gêmea em 2001 de infarte, ela tinha 16 anos na época. Após a morte dela fiz exames que constataram somente sopro.
    10 anos depois já com minha primeira filha descobri a miocardiopatia dilatada.
    Comecei a fazer tratamentos com medicações. Minha fração de ejeção era 54%.
    Hoje 21 anos após a morte dela e após a segunda gestação, consta nos exames miocardiopatia dilatada, insuficiência cardíaca e arritmia.
    Tomo selozok 25ml 4 por dia.
    AS infantil, espironactona, enalapril.
    Hoje minha fração de ejeção está em 35% .
    Minha dúvida é?
    Essa minha doença foi de má formação? Ou ela é desenvolvida após as gestações? Pq minha irmã gêmea faleceu aos 16 anos ?
    Eu posso ir ter vida longa com essa fração de ejeção?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:18

      A miocardiopatia dilatada pode ser consequencia de uma série de doenças entre as quais as cardiopatias congênitas, a miocardite, a doença das válvulas cardíacas, a hipertensão arterial não controlada, a doença de Chagas e a doença aterosclerótica das artérias coronárias. Como no seu caso o diagnóstico de miocardiopatia dilatada foi feito numa idade jovem (26 anos), torna mais provável que seja devida a um problema congênito, ao mal funcionamento de uma válvula cardíaca, a uma sequela de miocardite ou mesmo a uma miocardiopatia periparto. Para fazer um diagnóstico mais preciso é necessária uma avaliação clínica completa com história, exame físico e análise tanto dos exames laboratoriais quanto de imagem (eletrocardiograma, ecocardiograma, ressonância cardíaca). Atualmente, temos disponível uma ampla gama de medicamentos que não só controlam os sintomas de insuficiência cardíaca (permitindo uma vida praticamente normal) quanto prolongam a vida dos pacientes. Em relação à causa da morte da sua irmã aos 16 anos é impossível fazer qualquer afirmação sem saber mais detalhes do caso.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    Léia Piazzon

    18 de outubro de 2022 at 20:37

    Olá, Doutor.
    Minha mãe, 70 anos, sofreu um IAM em agosto e fez a cirurgia de ponte de safena com duas safenas e uma mamária, após 45 dias de cirurgia ela infartou de novo e agora está internada à espera do cateterismo. O que pode ter ocorrido? Por que nem os médicos sabem explicar ainda.

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:09

      É difícil dar uma resposta adequada sem ter os dados clínicos completos da paciente. Entretanto, como o novo infarto ocorreu no pós-operatório recente da cirurgia de ponte de safena, o mais provável é que uma das pontes de safena implantadas tenha ocluído e provocado o evento. A confirmação dessa suspeita só pode ser feita realizando um novo cateterismo.

      Reply

  • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
    marcelo

    23 de outubro de 2022 at 13:02

    Dr consigo anda em média 3 esquina tem dia que nem um.
    Pq andar esforço da falta de ar dor na boca do estômago perda quase total da força e parece que dará um” treco “no coração daí n consigo andar .
    Estes sintomas se agravam muito e fica insuportável em questão d 5 minuto se eu não consegui carona pra deitar acho que morreria .

    Isto são sintomas de ic ?

    Reply

    • O que significa “coração funcionando 30 por cento”?
      Dr. Gilberto

      9 de novembro de 2022 at 12:34

      É provável que sim. Você dever realizar uma avaliação cardiológica o mais breve possível.

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital