Como é feito o cateterismo pela virilha?
O cateterismo cardíaco pode ser realizado por duas técnicas: puncionando-se uma artéria no punho (via radial) ou na virilha (via femoral).
Na técnica femoral, é feita uma anestesia local na região da virilha e, a seguir, puncionada a artéria femoral. Através dessa punção, os cateteres são avançados até o coração.
Após o término do procedimento, os cateteres são retirados e é realizada uma compressão manual por 15 minutos a fim de estancar o sangramento.
Posteriormente, é necessário que o paciente permaneça deitado com a perna imóvel por um período em torno de quatro a cinco horas. Se os anticoagulantes forem utilizados durante a intervenção, é necessário aguardar um período de duas a quatro horas para poder retirar o cateter da virilha. O tempo de repouso no leito necessário, nesse caso, pode chegar a seis horas.
Atualmente, o cateterismo pela virilha, geralmente, só é utilizado em caso de impossibilidade de realização do procedimento pela via radial ou quando há necessidade de puncionar uma veia para estudar o lado direito do coração. A razão da preferência de acesso pelo punho é a menor ocorrência de complicações vasculares, o menor tempo de recuperação (em torno de três horas) e o maior conforto proporcionado ao paciente após o exame (visto que o paciente pode passar o período de observação sentado e liberado para caminhar imediatamente, não havendo a necessidade de repouso no leito pós-procedimento).
4 comments
Tiago Evangelista do Brasil
11 de julho de 2022 at 19:41
Fiz hoje uma ultrassonografia inguinal Bilateral……..a médica constatou uma pequena Hérnia, e acusou também a artéria ilíaca direita calcificações em seu interior…….o que é isto é perigoso…….!
Dr. Gilberto
18 de julho de 2022 at 22:09
A presença de calcificações nas artérias significa a presença de aterosclerose (depósitos de gordura) na parede destes vasos. Se as calcificações não estiverem associadas a estreitamento dessas artérias não existe indicação de nenhum tipo de intervenção, além da checagem dos níveis de colesterol no sangue e o seu tratamento se ele estiver elevado.
Solange Silva
17 de outubro de 2022 at 07:12
Fiz uma cirurgia de Revascularização há dois anos. Agora preciso fazer Um Cateterismo e soube que vai ser pela Femural. Pra que não posso fazer pela Radial como da outra vez?
Dr. Gilberto
25 de outubro de 2022 at 17:13
Provavelmente, o exame será realizado pela perna, pois muitas vezes é difícil (ou mesmo impossível) de se cateterizar a artéria mamária (que se origina da artéria subclávia esquerda) pelo cateterismo realizado pelo braço direito. Uma alternativa à via femoral é a realização do cateterismo pelo braço esquerdo.