Dúvidas frequentes sobre cateterismo

1. Como é realizado o cateterismo cardíaco?dúvidas frequentes cateterismo - cardiologista dr. gilberto nunes

O cateterismo cardíaco é realizado por intermédio de uma punção de uma artéria ou veia e a introdução de cateteres até o coração. A realização do cateterismo do coração utilizando a punção de uma veia (geralmente localizada na região da virilha) é, na maioria das vezes, realizado nos pacientes (crianças ou adolescentes) portadores de malformações congênitas do coração ou no estudo das arritmias e dos bloqueios do sistema de condução elétrico do coração (este tipo de cateterismo é chamado de estudo eletrofisiológico). Nos demais tipos de cateterismo cardíaco, utiliza-se a punção de uma artéria localizada na região da virilha (chamado cateterismo pela via femoral) ou na região do punho (chamado de cateterismo pela via radial). Após a punção da artéria, cateteres são avançados até a junção da artéria aorta com o coração e os óstios das artérias coronárias (coronárias direita e esquerda) são cateterizados. Através do cateter, é injetado um tipo de contraste que opacifica as coronárias, sendo realizadas injeções em vários ângulos diferentes para determinar a presença ou não de obstruções. Essas imagens são registradas e armazenadas em um CD. Ao final do exame é necessário estancar o sangramento pelo local da punção da artéria. Se o exame foi feito pelo punho, aplica-se uma pulseira ou faz-se um curativo compressivo no local. No caso de punção da artéria da virilha, é realizada uma compressão manual do local por um período de 15-20 minutos.

2. Quanto tempo demora o procedimento de cateterismo?
Cateterismo cardíaco é o nome genérico que é dado a todos os procedimentos invasivos nos quais o coração é acessado por cateteres introduzidos no corpo por intermédio da punção de uma artéria ou veia. Na maioria dos casos, o cateterismo cardíaco é utilizado como sinônimo da cinecoronariografia, que é um tipo de cateterismo do coração cujo objetivo é visualizar as artérias coronárias (que são os vasos que irrigam o músculo cardíaco) a fim de detectar a presença ou não de obstruções (ou bloqueios) destas artérias. Este tipo de exame geralmente tem uma duração média de 20 a30 minutos.

3. Como é a recuperação após um cateterismo?
O tempo de recuperação no hospital depende de por onde foi realizado o exame. Se foi pela artéria do punho, o paciente fica em observação por um período de três a quatro horas. Durante esse tempo, o paciente pode ficar sentado e caminhar. Se o procedimento foi realizado pela virilha, o tempo de recuperação no hospital é de quatro a seis horas. Durante esse tempo, o paciente deve ficar deitado e sem mexer a perna em que foi realizado o exame, não podendo sentar nem caminhar durante esse período. Após a alta para casa, recomenda-se não forçar a perna do exame até o dia seguinte.

4. Quanto dias o paciente fica com curativo no braço após fazer o cateterismo pelo punho?Cardiologista Cardiologista Dr. Gilberto Nunes | Porto Alegre WhatsApp Image 2020 09 29 at 09.58.07O curativo (ou a pulseira) é retirado ainda no hospital, antes da liberação para casa. Geralmente, é colocada uma bandagem simples (tipo Band-Aid) para proteção nas primeiras horas em casa.

5. É normal sentir dor no braço após um cateterismo pelo punho?
Quando o cateterismo é realizado pelo punho, é realizada uma anestesia no local e também uma sedação leve administrada pelo anestesista. O desconforto associado ao procedimento é, de modo geral, de leve intensidade e restrito ao período durante o qual os cateteres são manipulados. Após a retirada dos cateteres, o paciente pode sentir uma sensação de pressão no punho pela ação do curativo compressivo ou da pulseira de compressão, que são utilizados para selar o local da punção da artéria. Desconforto ou dor intensos associados ao cateterismo pelo punho são raros. Se após a alta do hospital (quando o curativo já foi retirado) o paciente persistir com desconforto intenso ou desenvolver dor forte ao longo do braço, ele deve retornar ao hospital para ser reavaliado.

6. Como é o preparo para o cateterismo?
O preparo para o cateterismo é bastante simples, sendo recomendado apenas que o paciente fique em jejum por um período de seis horas antes do exame. Se o paciente é diabético e usa uma medicação à base de uma substância chamada metformina, recomenda-se que ela seja suspensa na véspera do exame. Se o paciente usa algum tipo de anticoagulante (medicamentos que impedem a coagulação do sangue), deve comunicar o nome do medicamento ao fazer o agendamento do exame. Os anticoagulantes devem ser suspensos um certo número de dias antes da realização do exame, sendo que o período de suspensão depende do tipo de anticoagulante utilizado. Por fim, se o paciente apresentou anteriormente alergia ao realizar um exame que utiliza contraste a base de iodo (como por exemplo a tomografia), deve também comunicar esse fato ao fazer o agendamento do exame, pois nesses casos é recomendado o uso de medicamentos antialérgicos antes da realização do exame. Também é recomendado que pacientes com história de alergia intensa a frutos do mar ou a algum medicamento comunique esse fato previamente.

7. Após o cateterismo, o paciente sente muitas dores?
Não, o normal é não sentir dor nenhuma ou mínimo desconforto após o exame, especialmente, após a liberação para casa. A presença de dor importante não é normal e pode significar a ocorrência de algum tipo de complicação. Nesse caso, o paciente deve retornar imediatamente ao hospital aonde o exame foi realizado para ser avaliado.

8. É comum ter arterite pós cateterismo?
Não, a arterite é uma complicação rara associada à realização de cateterismo cardíaco e significa a ocorrência de uma inflamação ou infecção que atinge a parede da artéria. Ela é caracterizada por dor intensa, vermelhidão e aumento da temperatura no trajeto da artéria utilizada para a realização do exame. Geralmente, ela responde bem à utilização de analgésicos e anti-inflamatórios e, eventualmente, ao uso de gelo no local. Em caso de suspeita dessa complicação, o paciente deve retornar ao hospital ou entrar em contato com o médico que realizou o exame.

9. Quais os efeitos colaterais do cateterismo?
O cateterismo cardíaco não apresenta efeitos colaterais. As reações mais comuns relacionadas à realização desse exame são o desconforto decorrente da progressão e/ou manipulação dos cateteres, náuseas e, eventualmente, os vômitos. O cateterismo cardíaco é um exame altamente seguro e, se realizado por profissional experiente e utilizando técnica adequada, as complicações são extremamente raras. Na maioria esmagadora dos casos, é um exame muito bem tolerado, rápido e associado a mínimo desconforto. As complicações que podem acontecer são geralmente relacionadas ao local da punção da artéria, como os hematomas, o pseudoaneurisma e a fistula arteriovenosa (essas duas últimas são pouco frequentes). Cabe ressaltar que a realização do cateterismo pelo punho (pela via radial) reduz de maneira significativa o risco de surgimento de complicações no local da punção em comparação com o acesso pela perna (femoral), além de ser mais confortável para o paciente e permitir a liberação mais precoce do hospital.

Dr. Gilberto Nunes | Médico Cardiologista


93 comments

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Norivanio Gonçalves Mendes

    27 de outubro de 2021 at 07:01

    Gostei muito da explicação. Muito simples e direito no tema.
    Passei pelo procedimento de cateterismo e foi muito tranquilo. Logo após o efeito da sedação retornei para casa cumprir o repouso orientado pela equipe médica.
    Foi mais difícil encontrar a clínica que realize o procedimento de cateterismo. A equipe da clínica foi espetacular no procedimento.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      10 de fevereiro de 2022 at 17:26

      Agradecemos seu comentário. 🙂

      Reply

      • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
        Eliane Moraes Cavalcante Cordeiro

        19 de setembro de 2022 at 15:35

        Dr, é normal repetir um cateterismo após 48h? Minha irmã fez e após as 48h começou a sentir dores do peito ao pescoço. Vai repetir!

        Reply

        • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
          Dr. Gilberto

          19 de outubro de 2022 at 16:33

          Não, não é normal. Algum problema deve ter acontecido durante o primeiro procedimento. Sugiro perguntar ao cardiologista o que aconteceu.

          Reply

      • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
        daniela ssoni

        24 de outubro de 2022 at 17:56

        olá dr tudo bem? já faz 7 dias amanhã qoe realizei cateterismo via femoral
        deus uns coágulos no dia mas foi controlado, só que depois de 4 dias começou a doer o local, não posso nem relar e dor ao sentar levantar caminhar é normal isso

        Reply

        • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
          Dr. Gilberto

          9 de novembro de 2022 at 12:31

          O surgimento de dor no local da punção utilizada para a realização do procedimento dias após a alta do hospital não são normais e necessitam de avaliação médica com brevidade.

          Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Sandro

    7 de fevereiro de 2022 at 09:38

    Bom dia…
    Fiz um cateterismo,e estou usando “Enalapri”
    Posso usar viagra?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      10 de fevereiro de 2022 at 17:22

      Sua dúvida não tem relação com cateterismo. Normalmente, é seguro usar medicamento para disfunção erétil com anti-hipertensivo.
      Mas isso vai depender da sua situação clínica. Deve falar com seu cardiologista para avaliar se você pode usar essas duas medicações.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Leonardo sousa

    21 de fevereiro de 2022 at 09:27

    Ola bom dia , eu tenho dúvidas sobre a anjeoplsstia, fiz uma e um cateterismo, mad estou sentindo algumas coisas, que não sentia antes será que tem algo de errado? Comecei andar de bik depois de seis dias , cinto como se fosse anjina

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      23 de fevereiro de 2022 at 18:07

      Boa tarde, Sr. Leonardo. O ideal é o senhor procurar o eu cardiologista para avaliar o que está acontecendo.

      Reply

      • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
        Elisabete da Conceição grilo felix

        9 de março de 2022 at 17:04

        Fiz cateterismo tem 6 dias e Normal os dedos ficarem um pouco duro

        Reply

        • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
          Dr. Gilberto

          4 de abril de 2022 at 11:28

          Olá, Elisabete. Não, esta rigidez dos dedos pós-cateterismo não é normal. Sugiro marcar uma reavaliação com o médico que realizou o exame.

          Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Lucas

    7 de março de 2022 at 23:45

    Boa noite… Meu pai fez o cateterismo e após 3 dias está tendo enjôo, é normal? E se for qual remédio tomar para diminuir o enjôo?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      16 de março de 2022 at 11:02

      Olá, Lucas. A ocorrência de náuseas associadas ao uso do contraste necessário para a realização do cateterismo cardíaco é cada vez mais infrequente e, geralmente, ocorre durante ou algumas horas após o procedimento. Náuseas que surgem mais tardiamente (mais de um dia após o exame) não são normais e podem indicar a presença de algum tipo de reação adversa ao contraste, especialmente nos pacientes que apresentam algum grau de insuficiência renal. Para aliviar os sintomas podem ser utilizadas medicações como a metoclopramida e a ondansetrona mas o paciente deve ser levado à avaliação médica o mais breve possível.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Dinilva Marques Dos Santos

    17 de março de 2022 at 17:51

    Tentei fazer o cateterismo pelo braço .as não deu certo ,já tem 9 dias e sinto muita dor no braço é normal? Pois o médico tentou muito realizar o procedimento mas não deu.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de abril de 2022 at 11:30

      Olá, Dinilva. A dor no braço após tentativa de fazer o exame por essa via não é normal. Você deve procurar o medico que fez o procedimento para uma reavaliação.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Anderson

    20 de março de 2022 at 19:17

    Olá boa noite, minha vó fez um cateterismo recentemente tem 2 mês, e estar se queixando de dor no peito esquerdo, isso é normal acontecer ou tem algo errado na saúde dela????

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de abril de 2022 at 11:31

      Olá, Anderson. Sintomas de dor ou desconforto no peito após a realização do cateterismo cardíaco não são normais. Se o exame realizado foi apenas para diagnóstico, é necessário saber se ele evidenciou a presença de alguma obstrução de coronária ou não. Se, por outro lado, o procedimento foi para tratamento de uma obstrução de coronária (neste caso o cateterismo é chamado de angioplastia), é necessário saber se houve sucesso e se todas as obstruções importantes foram tratadas. Em qualquer das situações, o médico responsável pelo procedimento deve ser procurado novamente.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Marisângela Cardoso Marques

    23 de março de 2022 at 13:20

    Olá meu pai fez uma angioplastia a dois anos só que ele não pode deitar do lado do coração que ele srnte falta de ar. É normal isso. Isso acontece desde quando ele fez o procedimento.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 10:02

      Não é normal a pessoa ter qualquer sintoma, seja dor no peito ou falta de ar, após fazer uma angioplastia desde que, evidentemente, esse procedimento tenha sido bem sucedido. Se o seu pai está apresentando sintomas de falta de ar, alguma coisa não está bem e ele deve procurar o cardiologista para fazer uma reavaliação assim que possível.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Maria Da Conceição Bessa

    24 de março de 2022 at 11:35

    BOM DIA.
    DR. GILBERTO EU FIZ O CATETERISMO DIA 04/03/2022
    PELO O PULSO MAIS EU TENHO MUITA DOR AINDA
    GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL ASSSIM

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 10:11

      Não, não é normal sentir dor no pulso após a realização de um cateterismo pela via radial. Uma reavaliação deve ser feita pelo médico que realizou o exame para ver se existe alguma alteração que justifique esse sintoma.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Edneia

    25 de março de 2022 at 08:42

    Bom dia minha mãe fez cateterismo pela virilha e no local apareceu uma bolha e normal

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 10:17

      Precisa ver que tipo de bolha apareceu. Se for uma bolha como se fosse de uma queimadura no local em que foi feito o cateterismo, pode ser alguma irritação da pele devido ao esparadrapo que foi colocado para fazer o curativo. Agora, se for um aumento de volume no local onde foi feita a punção da artéria da virilha, é importante que seja reavaliado pelo médico que realizou o procedimento porque pode se tratar de alguma complicação arterial relacionada à punção, que pode ser desde um hematoma até um pseudoaneurisma de artéria femoral. Nesse caso, precisa ser revisto pelo médico que realizou o procedimento.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Fátima Campos

    28 de março de 2022 at 16:21

    Fiz o cateterismo pela artéria radial e já tinha feito outra vez pela artéria femoral. Pela radial senti muita dor e ainda não estou conseguindo mexer o direito o braço e os dedos, doem muito mesmo depois de 2 dias, é normal?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 10:30

      Não, não é normal ter dor persistente após a realização de um cateterismo pela via radial. Geralmente, a dor é limitada ao dia de realização do procedimento. Na maioria dos casos, quando é feito com técnica e anestesia adequadas, o paciente não sente praticamente nada. Consequentemente, se ainda existe dificuldade de mobilização do braço e dos dedos e muita dor no local da punção, é fundamental que você seja reavaliada pelo médico que realizou o exame de cateterismo.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Luiz Virgilio

    30 de março de 2022 at 20:05

    Boa noite.
    O médico solicitou um cateterismo, e fisioterapia pulmonar, estou com uma hérnia no diafragma o que me impede ficar deitado de barriga para cima pois causa desconforto respiratório, este procedimento pode ser feito sentado ou em ângulo de 45°?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 10:35

      Cateterismo e fisioterapia pulmonar são coisas completamente diferentes. Em relação ao cateterismo cardíaco, ele deve ser feito com o paciente deitado, plano, na mesa de exames. Não é possível fazer o exame sentado ou com elevação de 45 graus. Então, tem que ver a razão pela qual você não consegue ficar deitado, retificado, na mesa de exame. Normalmente, uma hérnia de diafragma não impede que a pessoa fique deitada de barriga pra cima. Então, é preciso que o médico clínico reavalie o seu caso e veja exatamente o que está acontecendo.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Jailson batista de alanatara

    4 de abril de 2022 at 12:51

    Fiz um cateterismo hoje faz 20 dias e venho tendo dor no peito quando me movo o Quando bebo água o que significa

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 11:37

      Tem que ver que tipo de exame que você fez. O cateterismo normalmente é usado para designar um exame diagnóstico, ou seja, em que apenas se verifica através da injeção de contraste nas artérias coronárias se existe ou não alguma obstrução desses vasos. Quando é feito um tratamento das obstruções, o termo que a gente utiliza é angioplastia com implante de stent. A presença de dor no peito certamente não é normal e deve ser reavaliada pelo seu cardiologista o mais breve possível.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Jessica

    5 de abril de 2022 at 20:24

    Ola…
    Minha mae fez um cateterismo com punção pelo punho, na sexta feira… Porem tem dor forte no punho e antebraço, ambos inchados e hoje ja é o 5 dia após o exame.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 11:32

      Não é normal a presença de dor forte e inchaço no braço onde foi feito o cateterismo pela punção da artéria radial. É importante que você leve sua mãe o mais rápido possível para uma reavaliação com o cardiologista que realizou o procedimento.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Pedro Dias

    7 de abril de 2022 at 09:38

    dr bom dia, minha mae fez um cateterismo e após o procedimento, acabou tendo um pseudo aneurisma e fez um processo de ebolização.
    2 dias depois teve alta e hoje com 3 semanas continua sangrando, pelo local que foi feito o cateterismo. isso é normal esses sangramentos?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 11:29

      Não é normal continuar sangrando pelo local onde foi feito o cateterismo três semanas após o procedimento. É fundamental que você leve sua mãe para uma reavaliação urgente com o cardiologista, porque é possível que o tratamento do pseudoaneurisma não tenha resolvido completamente o problema e seja necessária uma intervenção adicional para correção do pseudoaneurisma.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Marina

    7 de abril de 2022 at 10:45

    Minha mãe fez cateterismo e está reclamado que apareceu uma íngua nela, isso e normal

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 11:26

      Não, o surgimento de íngua, ou seja, a presença de linfonodos na região próxima a punção da artéria para realização do cateterismo não é normal. É preciso que você procure o seu médico para fazer uma reavaliação.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Marisa

    14 de abril de 2022 at 18:52

    Por favor, depois de indicado o cateterismo, quanto tempo se pode esperar para efetuar o procedimento?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      27 de abril de 2022 at 19:29

      Olá, Marisa. O tempo de espera depende do quadro clínico do paciente. Se ele estiver estável, pode aguardar a autorização do convênio. Se for caso de urgência, deve ser internado via emergência. O médico é que vai definir o tempo em que precisa ser feito o procedimento a partir da condição do paciente.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Celia Rosa

    16 de abril de 2022 at 04:24

    Fiz cateterismo pela radial no dia 28/03. Pre-cirugico por estenose da aorta em grau severo. Correu tudo bem e as artérias estão normais. Nesse período tenho sentido dor pelo braço e que aumenta e diminui. Essa noite aumentou bastante pelo braço/ombro ao ponto de não poder deitar do lado direito. O que pode ser?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      19 de abril de 2022 at 17:06

      Sintomas de dor no braço aonde foi realizado o cateterismo pelo punho não são normais e podem indicar a presença de alguma lesão vascular. O médico que realizou o procedimento deve ser procurado para uma avaliação.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Angela

    23 de abril de 2022 at 22:01

    Meu marido já fez um cateter .esta tudo bem com as veias.mas o musculo do coracao está fraco .. eu vi numa pesquisa que coração fraco a duração de vida é 5 anos ..pois esiste uma maneira que possa fortalecer os musculo novamente??obg

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      26 de abril de 2022 at 19:09

      Atualmente, existe uma série de tratamentos extremamente eficazes para a insuficiência cardíaca que são capazes não só de aliviar os sintomas mas, principalmente, aumentar a sobrevida dos pacientes, mesmo aqueles portadores de importante disfunção ventricular. Estes tratamentos incluem uma vasta gama de medicamentos e dispositivos cardíacos implantáveis, como os desfibriladores e os ressincronizadores. Em casos refratários a esses tratamentos, existe a opção do transplante cardíaco.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Celso Furlan

    25 de abril de 2022 at 17:37

    Estava na UTI, feito enzimas cardíaca,
    eletro, eco, Angiotomografia. Fiz cateterismo pelo punho direito no dia 14/04/2022.
    O Cardiologista disse que o cateter não passava próximo à curva do cotovelo. Senti muita dor.
    Interrompeu o procedimento.
    O braço inchou é ficou rouxo a parte de baixo. Colocaram duas bolsas de gelo uma embaixo do braço e outra bolsa encima do braço. Tive Alta no dia seguinte. Sinto muita dor no braço por dentro e o braço está rouxo na parte debaixo do braço por fora. Quando fico com o braço esticado, sinto dor na hora de dobrar. Fui no P.S do Hospital que foi feito o Cateterismo. Fiz exame de Dopler e o médico disse que está normal e que não houve lesão. Passei em consulta pela Dra. Ana, Cardiologista que examinou meu braço e prescreveu Hirudoid e Cataflan Spray para passar no local e tomar Dipirona para dor.
    Pediu exame de Cintilografia miocardica e teste ergometrico de esforço.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      26 de abril de 2022 at 19:01

      Dor e inchaço no braço aonde foi realizado o cateterismo cardíaco geralmente indicam a presença de alguma lesão vascular associada ao procedimento. O exame que faz o diagnóstico da presença ou não das complicações vasculares é o ecodoppler. Se ele não mostra alterações significativas, o quadro tende a ser benigno e resolver em poucos dias. Anti-inflamatórios opor via oral ou local (como o Cataflan) e aplicação de gelo no local afetado tendem a acelerar a resolução do quadro.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Sarah

    27 de abril de 2022 at 23:09

    Em 2018 eu fiz uma angioplastia via femoral, para colocar um stend numa artéria renal
    Correu tudo bem graças a Deus e não tive mais problemas, mas de uns dias pra cá tô sentindo uma fisgada na região onde foi feita a punção, seria possível ter alguma relação mesmo após todos esses anos?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 09:36

      Os sintomas atuais não tem nenhuma relação como procedimento realizado em 2018. Complicações locais associadas à punção da artéria na virilha ocorrem dentro do primeiro mes após o procedimento.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Carlos Antonio Soares Lima

    26 de maio de 2022 at 09:35

    Bom Dia Dr.Gilberto.
    Fiz um cateterismo radial anteontem, que não evidenciou problemas, agora estou sentindo um leve desconforto no pescoço lado direito, é como se fosse um torcicolo fraco, devo me preocupar?
    Muito obrigado.
    E parabéns pela sua iniciativa.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      16 de junho de 2022 at 13:17

      Esse sintoma não sugere nenhum tipo de complicação associada à realização do cateterismo. Talvez possa ser devido à tensão pela realização do procedimento ou à posição na qual a cabeça do paciente ficou durante o exame (por exemplo: se a cabeça ficou virada para um dos lados durante todo o procedimento). De qualquer modo, não me parece que exista razão para preocupação, especialmente se o exame foi normal. Sugiro o uso de analgésico simples para resolução do sintoma.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Wellington

    28 de maio de 2022 at 04:36

    Bom dia. Dr.gilberto gostaria de tira uma dúvida minha mãe fez exame do cateterismo e ela me relatou que está sentindo um dos seu lado. Do porco meio dormente e vezes esquenta o que pode ter acontecido?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      16 de junho de 2022 at 13:13

      Neste caso, é importante saber quanto tempo depois do exame surgiram esses sintomas. Se foi imediatamente após ou nas primeiras 24 horas após a realização do exame, deve-se excluir a possibilidade desses sintomas serem devidos a um acidente vascular cerebral. Esse tipo de complicação é muito infrequente após a realização do cateterismo, ocorrendo em menos de 1% dos casos. De qualquer maneira, recomendo que uma avaliação médica seja realizada o mais rápido possível.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Eduardo Luiz Xavier

    30 de maio de 2022 at 13:19

    Caro Dr. Gilberto

    Estarei fazendo esse procedimento no dia 01.06.22,e todas as perguntas feitas acima e suas explicaçoes me foram mto uteis e estarei atento a todos os sintomas .Mtoo Agradecido. Xavier

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      1 de junho de 2022 at 21:26

      Agradeço seu comentário, Xavier. Desejo que dê tudo certo. 😉

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Sandra

    4 de junho de 2022 at 22:35

    Faz 5 dias que fiz cateterismo pelompunho, e ainda sinto dor no braço e estou com um hematoma roxo que apareceu 2 dias após o cateterismo, é normal?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      23 de junho de 2022 at 10:57

      O surgimento de equimose (mancha roxa na pele sem “inchaço” local), embora raro, pode acontecer após o cateterismo pelo punho e se resolve espontaneamente em alguns dias. A presença de dor persistente, entretanto, não é normal e, consequentemente, requer avaliação médica.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Danielly

    5 de junho de 2022 at 09:47

    Fiz o procedimento dia 26/05-2022 stent na ilíaca esquerda com punção via femoral bilateral.
    Logo após o procedimento sondando hospital comecei sentir uma dor na lombar e até hj ainda sinto mt dor não consigo andar com a coluna reta q dói muito não tem posição que melhora a dor ae fixo em pé por mais de uma hora a dor fica tão forte que parece que qq momento posso cair e no local da punção ficaram hematomas roxo com uma parte que aparente ser uma bolinha dura e dói muito qnd toco.
    É normal?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      23 de junho de 2022 at 10:56

      Não, os sintomas acima referidos (dor intensa e dificuldade de caminhar) não são normais e requerem que a paciente seja reavaliada pelo médico que realizou o procedimento, visando excluir a ocorrência de alguma complicação vascular local (pseudoaneurisma, fístula arteriovenosa).

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Caroline Souza Leite

    10 de junho de 2022 at 23:04

    Minha mãe fez um cateterismo femoral, pois disseram que não seria possível fazer um radial
    Mesmo sem o consentimento dela, fizeram o cateterismo
    Após ao término do cateterismo, colocaram uma morsa na perna dela e machucou muito ela
    Faz uma semana que ela fez o procedimento e ainda sente muitas dores e dificuldade para andar

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      23 de junho de 2022 at 10:52

      O cateterismo nunca deve ser realizado sem o consentimento do paciente e/ou da família. Eu não entendi o que foi colocado na região da punção (o que é “morsa”?), mas a persistência de dor no local da punção femoral não é normal e pode ser sinal de uma complicação vascular (pseudoaneurisma, por exemplo). Recomendo que a paciente seja levada o mais rápido possível para uma avaliação médica.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Alane

    15 de junho de 2022 at 16:11

    Minha mãe fez cirugia de cateterismo pela virilha, hoje fazem três dias, e ela vomitou , e normal ?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      23 de junho de 2022 at 11:01

      Sintomas de vômitos associados ao cateterismo cardíaco são provocados pelo contraste utilizado durante o procedimento e, quando ocorrem, isso acontece dentro das primeiras 24 horas após o procedimento. O surgimento de vômitos 3 dias após o exame provavelmente não tem relação com o procedimento.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Thais

    6 de julho de 2022 at 08:10

    Olá bom dia, tudo bem doutor Gilberto?
    Hoje faz 7 dias que minha mãe fez o cateterismo pela radial, Porém ela está sentindo uma dor intensa no braço direito, e também no local da punção, a mão perdeu a força, ela não está conseguindo tomar banho sozinha, ela faz movimentos com o braço mas está doendo demais , devo me preocupar? O que devo fazer?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      18 de julho de 2022 at 21:49

      Os sintomas relatados não são normais após a realização de cateterismo pelo punho e sugerem fortemente a presença de alguma complicação (dano à artéria ou ao nervo que corre junto dela). Você deve levar a sua mãe para ser avaliada pelo médico que realizou o procedimento o mais breve possível.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Lucato

    10 de julho de 2022 at 09:07

    Olá Dr. Gilberto, bom dia. Estou com dores no antebraço após passar por agora em 07/2022 por um CAT que não deu certo via radial e teve que ser realizado via femoral. A tentativa via radial virou uma Trombose Arterial (TA) no antebraço direito. Após 2 dias de alta do procedimento tive que retornar para UTI para cuidar da TA. Saí de alta e passaram somente o uso de uso do Varoxred e não passaram nenhum medicamento para caso de dores no antebraço e/ou a necessidade de compressas. Ao passar o dedo sobre a artéria dói, sem mexer também dói e tenho certas limitações de movimentos que doem artéria/músculos. Pergunto ao senhor:
    1) Qual remédio posso tomar para aliviar tais dores e posologia (com uso do Varoxred faz 2 dias)?
    2) Devo fazer compressas no local? Se sim, qual é recomendada: gelada ou morna e por quanto tempo?
    Obrigado e muita saúde para o Sr. e sua família.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      18 de julho de 2022 at 22:08

      Complicações locais relacionadas ao cateterismo pela via radial são extremamente raras, especialmente a trombose arterial. O Varoxred é um anticoagulante oral que deve ser utilizado por um período mínimo de 6 meses após uma trombose arterial ou venosa, visando auxiliar na dissolução do coágulo e na recanalização da artéria ocluída. Para a dor no local, é recomendado o uso de analgésicos comuns (como a dipirona ou o acetaminofen). A utilização de compressas frias no antebraço pode auxiliar pois o gelo funciona também como analgésico. Além disso, é importante retornar ao seu médico para uma reavaliação, especialmente se os sintomas persistirem.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    zendaya instagram followers

    29 de julho de 2022 at 18:58

    I do believe all of the concepts you have introduced
    in your post. They’re really convincing and will definitely work.
    Still, the posts are too quick for beginners.
    Could you please prolong them a bit from next time?
    Thank you for the post.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      3 de agosto de 2022 at 11:33

      Thanks for your comment.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Luis Felippe

    30 de julho de 2022 at 08:43

    Bom dia
    Fiz a arteriografia e estou no 5 dia, porém do lado de onde foi feito arteriografia está com uma bolinha intocável, onde só tocar dói. Isso é normal e o que fazer?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      8 de agosto de 2022 at 15:34

      Desconforto intenso no local da punção arterial não é usual e deve ser investigada. Não é incomum que, especialmente quando o cateterismo é realizado pela virilha, que surja no local uma “bolinha” endurecida (causada pelo processo de fibrose no trajeto da punção), mas que normalmente não provoca dor intensa. Sugiro que procure o seu médico para uma reavaliação.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Rafaella Romanchuc

    5 de agosto de 2022 at 22:23

    Boa noite Dr., meu pai fez angioplastia há 7 dias, devido a infarto, já veio para casa, porém da uns relance de estado febril e dor de cabeça, isso é normal?? Ele tem diabetes também, até demorou a sair da Uti devido demorar a baixar a diabetes…

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      24 de agosto de 2022 at 12:41

      O cateterismo cardíaco tanto diagnóstico (cinecoronariografia) quanto terapêutico (angioplastia com implante de stent) são procedimentos seguros e com baixo risco de complicações. O desconforto associado a esses procedimentos é leve e normalmente ocorre ou durante ou nas primeiras horas após o final do mesmo. O surgimento de tonturas, mal-estar, inchaço ou dor no local da punção, febre, formigamentos ou persistência de dor no peito ou no membro utilizado para a realização do exame, dias após a alta do hospital não são normais e necessitam serem avaliados com brevidade pelo profissional que realizou o procedimento.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Willian pereira dos Santos

    12 de agosto de 2022 at 15:30

    Boa a tarde Dr., estava na UTI e fiz o procedimento de cateterismo, após terminar o procedimento eles falar pra não fazer força com o braço por 7 dia!, estou seguindo essa recomendação, mas observo o braço ainda tem uns roxos no local e uma pressão, como devo cuidar desses roxo?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      24 de agosto de 2022 at 12:29

      O surgimento de manchas roxas no local da punção da artéria por onde foi feito o cateterismo é relativamente comum e não representa um problema, desde que não esteja associada a um aumento do volume (inchaço ou hematoma) na região. Para acelerar a absorção da equimose podem ser aplicadas compressa frias no local e pomadas a base de polissulfato de smucopolisacarídeo.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Robson Silva

    16 de agosto de 2022 at 21:50

    Boa noite, doutor. Passei por esse exame ontem (15/08/2022) e no momento estou sentindo a parte mais carnuda do polegar dormente, no puso por onde foi introduido o cateter. Essa dormência é normal? Estou tomando Aspirina prevent, Sustrate e ablok no momento, e a consulta para apresentar os resultados é só no dia 31/08. Confesso que sinto medo dessa demora, porque deu para ver que há obstruções de 70% numa das artérias e 80% noutra. Talvez o senhor não se sinta confortável em responder essa segunda parte, mas se puder me explicar essa dormência no pulso pós exame já lhe agradeço. Abs.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      24 de agosto de 2022 at 12:26

      O surgimento de tonturas, mal-estar, inchaço ou dor no local da punção, febre, formigamentos, dormência ou persistência de dor no peito ou no membro utilizado para a realização do exame, dias após a alta do hospital não são normais e necessitam serem avaliados com brevidade, pelo profissional que realizou o procedimento. Em caso de indisponibilidade do profissional, sugiro procurar um serviço de emergência.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Elizangela Gonçalves de Souza Vieira

    6 de setembro de 2022 at 23:54

    Olá, fiz o cateterismo a 5 dias pelo punho, ainda sinto uma dorzinha chata ao longo do braço parece que é na carne, não sei bem explicar, não é dor intensa mas é constante e me deixa sem lugar pro braço. Isso é normal?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      27 de setembro de 2022 at 15:35

      O cateterismo cardíaco tanto diagnóstico (cinecoronariografia) quanto terapêutico (angioplastia com implante de stent) são procedimentos seguros e com baixo risco de complicações. O desconforto associado a estes procedimentos é leve e normalmente ocorre ou durante ou nas primeiras horas após o final do mesmo. O surgimento de tonturas, mal-estar, inchaço ou dor no local da punção, febre, formigamentos ou persistência de dor no peito ou no membro utilizado para a realização do exame, dias após a alta do hospital não são normais e necessitam serem avaliados com brevidade pelo profissional que realizou o procedimento.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    gilsonlima1963@hotmail.com

    12 de setembro de 2022 at 15:14

    Boa tarde, fiz cateterismo por duas vezes, a última fazem dois anos, hoje sinto pequenas fisgadas no local, são normais?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      19 de outubro de 2022 at 16:34

      Estas “fisgadas” que surgem muito tempo depois muito provavelmente não tenham relação com o procedimento realizado.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Jessica

    22 de setembro de 2022 at 23:21

    Meu esposo fez um catatetismo o lado direito viu tudo normal
    Mas o lado esquerdo eles não conseguiram fazer
    Oque isso que dizer ??

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      19 de outubro de 2022 at 16:27

      Difícil entender o que isso significa. O que você quer dizer com “lado esquerdo”? A coronária esquerda não conseguiu ser cateterizada? Foi realizado um cateterismo das cavidades cardíacas direitas (átrio e ventrículo) e não se conseguiu cateterizar as cavidades esquerdas? Em ambos os casos, isso é raríssimo de acontecer. Preciso de informações mais precisas apar entender o que aconteceu durante o exame.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Silvana

    24 de setembro de 2022 at 23:10

    Ola meu pai fez um cateterismo via femoral a poucos dias mais está sentindo dores intensas nas costas isso é normal? E qual remedio para dor devo dá a ele? Ele pode tomar ibuprofeno?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      19 de outubro de 2022 at 16:40

      As dores nas costas muito provavelmente não tem nenhuma relação com o cateterismo realizado. Do ponto de vista ética, um médico não pode prescrever ou recomendar qualquer tipo de medicação sem examinar o paciente. Sugiro que você entre em contato com o médico do seu pai.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Tainá Rodrigues

    3 de outubro de 2022 at 22:48

    Meu pai realizou o cateterismo e agora surgiu dor no ombro isso é normal ?
    Ele fez o cateterismo pelo pulso

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:23

      Não, não é normal o surgimento de dor no membro (braço ou perna) utilizado para a realização do procedimento. Sugiro que o médico que realizou o exame seja procurado para uma avaliação.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Rafael

    13 de outubro de 2022 at 16:17

    Doutor Gilberto. Fiz a angioplastia após o CTT de diagnóstico. Sem isquemia e sem infarto.
    Coloquei um stent na D.A.
    Com isso posso ter vida normal? Que cuidados devo tomar?

    Obrigado.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:16

      Se o procedimento foi bem-sucedido e se todas as obstruções graves das coronárias foram tratadas, normalmente o paciente tem condições de ter uma vida normal. Os cuidados a serem tomados envolvem a prevenção do surgimento de novas obstruções de coronárias com o adequado controle da pressão arterial do colesterol e da glicose, além da cessação do fumo (se for o caso). Também é importante a manutenção sem interrupção do uso do AAS (aspirina) e do outro agente antiplaquetário (geralmente o clopidogrel) por um período de 6 a 12 meses após o procedimento.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Osmar Santana

    14 de outubro de 2022 at 10:50

    Bom dia eu fiz na segunda feira, desentupiu uma veia a outra colocou uma molinha, tem perigo em caminhar

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:15

      Se o procedimento foi bem-sucedido e se todas as obstruções graves das coronárias foram tratadas, normalmente é seguro fazer caminhadas. Sugiro conversar com o seu cardiologista para ser liberada para a prática de atividade física.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Bia

    17 de outubro de 2022 at 17:24

    Oi dr minha mãe fez o cateterismo faz mais uns 5 anos já pela virilha e anda sentindo muita dor e repuxamento na perna e normal?

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:12

      O cateterismo cardíaco, tanto diagnóstico (cinecoronariografia) quanto terapêutico (angioplastia com implante de stent), são procedimentos seguros e com baixo risco de complicações. O desconforto associado a esses procedimentos é leve e normalmente ocorre durante o exame ou nas primeiras horas após o final do mesmo. O surgimento de inchaço ou dor no local da punção, formigamentos ou persistência de dor no membro utilizado para a realização do exame dias após a alta do hospital não são normais e necessitam de avaliação médica com brevidade.

      Reply

  • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
    Reginaldo Barbosa Quintanilha

    18 de outubro de 2022 at 20:44

    olá. tem oito dias que fiz o cateterismo pela virilha (lado direito da perna) , depois desses oito dias, meu pé direito está inchado e formigando.

    Reply

    • Dúvidas frequentes sobre cateterismo
      Dr. Gilberto

      25 de outubro de 2022 at 17:08

      Sugiro que o senhor procure o seu cardiologista para uma avaliação para excluir que estes sintomas possam estar relacionados a alguma complicação no local da punção da artéria femoral.

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital