Por que escolher o cateterismo via radial?

 

O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes explica a preferência do cateterismo com acesso pelo pulso (via radial) e os benefícios para o paciente em relação ao procedimento feito pela virilha (femoral).

A cinecoronariografia ou cateterismo cardíaco por diagnóstico de obstruções nas artérias coronárias ou, eventualmente, no seu tratamento através do implante de endopróteses metálicas, os chamados stents, podem ser realizados tanto por punção de uma artéria na virilha quanto no pulso, que é o chamado acesso radial.
A preferência, hoje em dia, tem sido dada ao acesso radial porque ele proporciona maior conforto ao paciente, menor tempo de recuperação e menor chance de complicações hemorrágicas, como sangramento, fístulas arteriovenosas e formação de pseudoaneurismas.
Além disso, em situações de urgência ou emergência, como por exemplo, no tratamento do infarto agudo do miocárdio, existem evidências de que a realização do procedimento pelo punho reduz a chance de morte associada ao procedimento.


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital