Qual o tempo de repouso para quem faz cateterismo?

O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes ressalta que o tempo de repouso vai depender de por onde foi feito o cateterismo.

Qual o tempo de repouso para quem faz cateterismo?Como já abordado em dúvidas anteriores enviadas à nossa clínica, o cateterismo pode ser feito pelo punho (técnica radial) ou pela punção de uma artéria na região da virilha (técnica femoral). O tempo de repouso para o paciente vai depender do local no qual foi feito o procedimento.
Quando o cateterismo é feito pelo punho, o tempo de repouso é geralmente em torno de três a quatro horas, período no qual fica uma pulseira compressiva ou um curativo compressivo colocado no punho. Após esse período, a pulseira é retirada, e o paciente é liberado para casa. É importante ressaltar que durante esse tempo de observação no hospital, o paciente pode ficar sentado, pode se levantar e caminhar, ir ao banheiro, sem necessidade de repouso na cama.
Já quando o cateterismo é feito pela virilha, isso não acontece. O paciente tem que ficar imóvel, deitado, sem mexer a perna na qual foi feita a punção da artéria femoral, por um período que varia de quatro a seis horas. Só depois desse tempo é que o indivíduo é liberado para poder caminhar e, se tudo estiver de acordo com o esperado, então, ele pode ser liberado para casa.


6 comments

  • Qual o tempo de repouso para quem faz cateterismo?
    Maria de lourdes

    11 de julho de 2022 at 21:48

    Minha irmã fez esse cateterismo ontem,por volta do meio dia,fez pela virilha,ficou até as 22hrs sem mexer com a perna. Teve alta hj por volta das 17hrs ,e agora a noite falei com ela,e me disse q estsva sangrando no local,o ela deve fazer?

    Reply

    • Qual o tempo de repouso para quem faz cateterismo?
      Dr. Gilberto

      18 de julho de 2022 at 22:11

      Comprima o local do sangramento (em cima de onde você sente a artéria pulsar) com um pano ou gaze e leve a sua irmã imediatamente para a emergência do hospital onde o exame foi realizado para uma avaliação. O extravasamento de sangue pelo orifício da punção pode significar a presença de sangramento ativo pela artéria femoral ou de algum tipo de complicação vascular mais séria (pseudoaneurisma ou fístula arteriovenosa).

      Reply

  • Qual o tempo de repouso para quem faz cateterismo?
    Kailane

    16 de julho de 2022 at 01:07

    É normal sentei dor após 8 meses se for pela virilha o procedimento do cateterismo

    Reply

    • Qual o tempo de repouso para quem faz cateterismo?
      Dr. Gilberto

      3 de agosto de 2022 at 11:13

      Não, isto não é normal e pode indicar a presença de alguma complicação vascular (como o pseudoaneurisma da artéria puncionada ou a presença de uma fístula arteriovenosa). Sugiro a realização de uma avaliação médica o mais breve possível.

      Reply

  • Qual o tempo de repouso para quem faz cateterismo?
    Ana Paula Dias

    25 de agosto de 2022 at 18:21

    Uma amiga fez cateterismo e ficou sem voz e sem conseguir comer comida sólida! Qual o motivo para isto ter acontecido? Pode elucidar-me? Obrigada.

    Reply

    • Qual o tempo de repouso para quem faz cateterismo?
      Dr. Gilberto

      30 de agosto de 2022 at 12:56

      Os sintomas referidos pela sua amiga não parecem estar relacionados ao cateterismo que foi realizado. Uma das complicações raras associadas ao exame é o acidente vascular cerebral que pode eventualmente causar alterações da voz e da deglutição. Entretanto, em geral essa complicação é associada a alterações motoras dos braços e/ou das pernas. Não parece o caso. Sugiro que ela seja levada para uma avaliação médica.

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital