Doença da artéria carótida tem cura?

O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esclarece sobre os tratamentos para esse problema.

Sim, existem tratamentos muito eficazes.

A doença das artérias carótidas é causada pela aterosclerose, que consiste no acúmulo de gordura na parede da artéria carótida ocasionando graus variáveis de estreitamento da luz do vaso. Dependendo do grau de estreitamento e das características da placa de gordura, o paciente pode apresentar um quadro de isquemia (falta de irrigação) da região do cérebro irrigada por esta artéria, o chamado Acidente Vascular Cerebral (AVC). Esse processo é semelhante ao que ocorre nas artérias coronárias e que pode provocar um infarto do miocárdio.

Normalmente, a indicação para tratamento da estenose da artéria carótida tanto por cateter (com o implante dos stents) quanto por meio da cirurgia é reservada aos pacientes que apresentam estenoses (estreitamentos) graves (acima de 90%) e que já tiveram um acidente vascular cerebral (AVC) relacionado a esse estreitamento. Além disto, os pacientes que apresentam estenoses graves em ambas as artérias carótidas (direita e esquerda) também têm indicação de serem submetidos a esses procedimentos.

Já nos pacientes que não apresentam as condições citadas anteriormente, o tratamento é o mesmo que se usa para aterosclerose em outros territórios, ou seja, medicamentos como aspirina, remédios que baixam o colesterol e que controlam a pressão arterial, além do adequado controle do diabetes.


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital