Como tratar a insuficiência cardíaca?

Como tratar a insuficiência cardíaca?

O cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes responde a mais uma pergunta frequente que chega pelos canais de comunicação da nossa clínica de cardiologia.

A insuficiência cardíaca é tratada de duas maneiras. Primeiro: tentando identificar se existe uma razão pela qual essa insuficiência se iniciou – se é uma doença de coronária, se é algum problema de válvula ou se há uma infecção do músculo cardíaco, por exemplo. Esse diagnóstico é importante, pois em alguns casos é possível tratar a causa básica da insuficiência cardíaca e, consequentemente, melhorar o quadro clínico do paciente.

A segunda forma de tratamento da insuficiência cardíaca baseia-se na utilização de medicamentos que comprovadamente melhoram tanto a qualidade de vida quanto prolongam a vida do paciente.

Hoje em dia, existe uma série de remédios eficazes para se prolongar a vida mesmo de pacientes que têm quadros de dilatação cardíaca e de insuficiência cardíaca mais importantes.

Por causa da eficácia dessas medicações, o transplante cardíaco, cada vez mais, tem se tornado um tratamento de exceção, justamente em pacientes nos quais não existe uma resposta adequada aos medicamentos.

Outras formas de tratamento da insuficiência cardíaca incluem o implante dos ressincronizadores, dispositivos parecidos com marca-passos e que promovem uma melhora da sincronia de contração do coração, melhorando também o desempenho do músculo cardíaco. Finalmente, existe ainda o implante de desfibriladores, uma espécie de marca-passo que, na eventualidade do paciente ter uma arritmia cardíaca grave, esses dispositivos disparam pequenos choques elétricos fazendo com que o coração retome o ritmo normal.


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital