Cateterismo: procedimento pode ser feito para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas

Confira mais informações sobre esse procedimento nesta entrevista do médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes para a jornalista Laura Medina, no programa Mais Saudável, da Band (em 23/02/2019).

Cateterismo é qualquer procedimento que utiliza a cateterização de uma artéria ou veia. Pode ser utilizado para diagnóstico ou tratamento tanto de doenças cardíacas quanto da circulação periférica ou cerebral.
Esse tipo de procedimento diagnóstico invasivo é realizado basicamente para determinação da presença ou não de obstruções (estreitamentos) das artérias coronárias (neste caso, ele é chamado de cinecoronariografia). Além de ser o padrão-ouro para a identificação dessas obstruções, a cinecoronariografia também determina se há a necessidade ou não do seu tratamento.
A utilização da artéria radial apresenta várias vantagens em relação ao acesso tradicional, pela virilha.
Essa técnica permite uma recuperação muito rápida para o paciente. Além disso, a via radial reduz a incidência de sangramento e hematomas no local da punção e o risco de complicações vasculares graves (fístula arteriovenosa, pseudoaneurisma).


One comment

  • Cateterismo: procedimento pode ser feito para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas
    cialis

    16 de setembro de 2022 at 23:05

    Thanks very nice blog!

    Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital