Substituição de válvula aórtica transcateter (TAVR) é alternativa eficaz à cirurgia em pacientes com estenose aórtica sintomática

Substituição de válvula aórtica transcateter (TAVR) é alternativa eficaz à cirurgia em pacientes com estenose aórtica sintomática

Recentemente foi divulgado um importante estudo sobre implante de válvula aórtica por cateter. Publicado na prestigiada revista New England Journal of Medicine, o estudo chamado Partner 2 relata os resultados obtidos em um período de cinco anos com mais de 2 mil pacientes com estenose da válvula aórtica, que provoca sintomas como insuficiência cardíaca, dor no peito e desmaios.

Aleatoriamente, esses pacientes foram encaminhados para cirurgia convencional de peito aberto ou para o implante de nova válvula por cateter. Dois desfechos principais do estudo – morte por qualquer causa e acidente vascular com sequelas significativas – apresentaram resultados exatamente iguais nos dois grupos de pacientes.

Esse é um estudo extremamente importante porque confirma que o implante de válvula por cateter pode ser considerado uma alternativa muito eficaz para cirurgia de peito aberto, mesmo em paciente que não tenha um risco cirúrgico proibitivo ou muito alto. Os pacientes desse estudo tinham um risco de mortalidade pela cirurgia calculado entre 4 e 8% (risco intermediário).

Com o acompanhamento de cinco anos, esse estudo indica que podemos aplicar o implante de válvula aórtica por cateter para um subgrupo de pacientes para o qual até então esse tratamento não era oferecido, aqueles com risco cirúrgico não tão alto ou intermediário, confirmando a eficácia do procedimento.

Cabe ressaltar que as válvulas por cateter utilizadas hoje dia são mais modernas e com grandes avanços técnicos em relação a válvula por cateter utilizada nesse estudo.

(NEJM, 27/02/2020)

 


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Todos os Direitos Reservados

Agência Ibr Marketing Digital