Tratamento da estenose aórtica por cateter: menos invasivo, menos complicações, recuperação mais rápida

 

A válvula aórtica é uma válvula cardíaca que conecta o coração com a maior artéria do organismo, que é a artéria aorta. Em condições normais, essa válvula permite uma passagem ampla de sangue entre o ventrículo esquerdo e a aorta.

Com o envelhecimento, algumas pessoas podem desenvolver um processo degenerativo causado pelo espessamento dos folhetos, seguido da deposição de gordura e cálcio, provocando a fusão (aderência) de um folheto ao outro, o que provoca uma redução gradual e progressiva da abertura da válvula aórtica. Esse processo é chamado de estenose degenerativa da válvula aórtica.

Quando a redução da área de abertura da válvula aórtica é muito significativa (causando um grande dificuldade à saída de sangue do coração para a artéria aorta), começam a surgir os sintomas clássicos da estenose aórtica que são: a falta de ar (cansaço aos esforços) progressiva, a dor no peito (muito semelhante à dor de angina) e em casos mais extremos, os desmaios com perda momentânea da consciência.

É importante ressaltar que a estenose aórtica quando severa, ou seja, quando a área de abertura da válvula está muito reduzida, causa um aumento do risco de morte dos pacientes. Consequentemente, o tratamento precoce da estenose aórtica grave é muito importante para prevenir a ocorrência de morte e o surgimento de outras complicações. Se a estenose aórtica grave não for tratada, ela pode ocasionar uma progressiva dilatação do coração e o consequente comprometimento da sua função de bomba, levando a uma piora importante dos sintomas e ao aumento do risco de morte.

Tratamento – Até o início dos anos 2000, o único tratamento disponível para a estenose da válvula aórtica era a cirurgia de peito aberto, no qual se expunha o coração, se ressecava a válvula aórtica doente e se colocava uma prótese artificial (que poderia ser metálica ou feita de material biológico).

A partir dessa época, foi desenvolvido um método de implante por cateter de uma nova válvula aórtica. Inicialmente aplicado apenas em pacientes sem condições clínicas de serem submetidos à cirurgia convencional, esse novo método de tratamento foi progressivamente evoluindo e melhorando os seus resultados. Estudos clínicos comparando o implante por cateter com a cirurgia de troca da válvula demonstram resultados equivalentes entre os dois métodos de tratamento no que diz respeito à redução de mortalidade e melhora dos sintomas clínicos. Atualmente, o implante por cateter da válvula aórtica é aplicado em uma ampla gama de pacientes com estenose da válvula aórtica, com uma recuperação mais rápida e também com uma taxa de complicações menores do que se observa com a cirurgia de peito aberto, especialmente nos pacientes mais idosos.

Em resumo, o tratamento por cateter da estenose da válvula aórtica, desde que anatomicamente viável, é o tratamento de eleição da estenose grave da válvula aórtica por ser menos invasivo, ter uma menor taxa de complicações e possibilitar uma recuperação mais rápida dos pacientes.


4 comments

  • Tratamento da estenose aórtica por cateter:  menos invasivo, menos complicações, recuperação mais rápida
    Hiller Gonzaga

    4 de junho de 2022 at 14:39

    Boa tarde e Hiller Gonzaga MG sou portador de estenose aortea no grau três isso e possível operação pra correção de válvulas agradeço por tudo e aguardo retorno obrigado amém 🙏

    Reply

    • Tratamento da estenose aórtica por cateter:  menos invasivo, menos complicações, recuperação mais rápida
      Dr. Gilberto

      23 de junho de 2022 at 10:58

      A estenose da válvula aórtica é classificada em leve, moderada ou severa, dependendo da diferença de pressão (gradiente) através da válvula, da velocidade do fluxo de sangue pela válvula e da área de abertura da válvula. A estenose aórtica deve ser tratada quando ela for severa e provocar sintomas como cansaço aos esforços, falta de ar, desmaios ou dor no peito. Em alguns casos, também há indicação de intervenção na estenose aórtica severa mesmo em pacientes sem sintomas. Hoje em dia, existem dois tipos de tratamento para essa doença: a cirurgia convencional de peito aberto e o implante de uma válvula por cateter. Ambos os tratamentos são altamente eficazes. A escolha entre um ou outro procedimento depende de alguns fatores, entre os quais a idade do paciente e o risco da cirurgia convencional. Sugiro que o senhor procure um cardiologista experiente e atualizado para que seja feita uma avaliação adequada do seu caso.

      Reply

  • Tratamento da estenose aórtica por cateter:  menos invasivo, menos complicações, recuperação mais rápida
    Niele Moná de Souza Morelli

    6 de agosto de 2022 at 08:00

    Olá Dr. Gilberto, minha mãe foi diagnosticada agora com com 58 anos, uma estenose aórtica severa, com área de 0.58cm2 e Vel de 4.88 m/s. O único sintoma que possui é a sensação que o corpo não corresponde mais ao nível de atividades que gostaria de fazer. Ela é saudável, faz caminhadas diárias e sem comorbidades, possui apenas colesterol alto. Neste caso, não pode ser realizada a TAVI? Por que? E caso não, qual válvula é mais indicada para uma condição é idade como esta?

    Desde já agradeço sua disposição em auxiliar esse processo que causa muitas dúvidas e dor aos familiares.

    Reply

    • Tratamento da estenose aórtica por cateter:  menos invasivo, menos complicações, recuperação mais rápida
      Dr. Gilberto

      24 de agosto de 2022 at 12:40

      Os sintomas apresentados pela sua mãe certamente são devidos à estenose da válvula aórtica. Todos os parâmetros que você citou caracterizam que ela possui uma estenose aórtica severa sintomática e que necessita ser tratada a fim não só melhorar a qualidade de vida dela mas, especialmente, aumentar a sua sobrevida. A TAVI tem sido indicada hoje em dia em pacientes com idade igual ou superior a 65 anos, pois ainda não temos tempo de seguimento suficiente longo dos estudos clínicos para atestar que a durabilidade da prótese por cateter é igual a da prótese cirúrgica. Isso, entretanto, não contraindica a realização de TAVI em pacientes mais jovens. Na faixa em que a sua mãe se encontra é importante fazer uma discussão individualizada com a paciente e família para analisar em detalhes as vantagens e desvantagens dos dois tratamento disponíveis (cirurgia ou TAVI).

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital