Depois do cateterismo cardíaco, pode-se ter uma vida normal?

Depois do cateterismo cardíaco, pode-se ter uma vida normal?

O cateterismo cardíaco é o nome genérico que se dá aos procedimentos invasivos cardiológicos realizados com a introdução de cateteres (pequenos tubos) no sistema circulatório. O cateterismo cardíaco pode ser classificado como diagnóstico ou terapêutico.

No cateterismo diagnóstico, o exame é feito visando confirmar ou não a suspeita da presença de uma doença cardíaca (obstrução de coronárias, mau funcionamento de válvulas cardíacas, etc.). Na maioria dos casos, esse exame é feito de maneira ambulatorial, com um tempo de observação posterior no hospital variando de três a cinco horas. Normalmente, o paciente pode retornar às suas atividades normais no dia seguinte ao procedimento, salvo se for detectada a presença de algum comprometimento cardíaco mais grave.

No cateterismo terapêutico, o que se procura é tratar uma doença cardíaca previamente diagnosticada por meio de técnicas menos invasivas do que a cirurgia cardíaca. Esse tratamento pode envolver a desobstrução de uma coronária com o implante dos stents, a correção de um problema envolvendo alguma das válvulas cardíacas ou a correção de um defeito congênito do coração. Se o tratamento por cateter for bem sucedido (o que ocorre em mais de 90% dos casos), o tempo de internação varia de um a cinco dias, e o retorno às atividades usuais é gradual, sendo que no máximo em 30 dias o paciente estará  liberado para retomar a sua vida normal.


50 comments

  • Valdecir

    25 de agosto de 2021 at 07:54

    Depois de um cateterismo posso ter que fazer outro em quanto t mpi

    Reply

    • Dr. Gilberto

      26 de janeiro de 2022 at 11:22

      Bom dia, Valdecir.
      O cateterismo diagnóstico pode ser repetido quantas vezes for necessário.
      O tratamento por cateter vai ser definido pelo médico que lhe dá assistência/atende.

      Reply

  • Isabel

    25 de outubro de 2021 at 09:41

    Orientação direta e objetiva. Obrigada

    Reply

  • Luciano

    16 de janeiro de 2022 at 10:10

    Realizei cateterismo e consta 90% de lesão no terço proximal/média na circulacao coronaria uni-arterial, qual atitude a ser tomada?

    Reply

    • Dr. Gilberto

      26 de janeiro de 2022 at 11:25

      Bom dia, Luciano.
      O tratamento vai ser definido pelo médico que lhe assiste.

      Reply

      • Sebastiao Oliveira

        12 de junho de 2022 at 22:28

        Boa noite Dr. Respeitosos cumprimentos.
        No dia 23 de Novembro fiz. Um cateterismo a uma coronaria 90% com sucesso porque nada de anormal aconteceu. Logo de imediato fiz a minha vida normal ate hoje.
        A razao da mimha exposição deve se a perguntar ao Dr se posso fazer praia e expor me ao Sol.
        E qual atividade fisica que me aconselha porque sou diabético nao tomo insulina. Por vezes sinto umas picas e sensação de peso e as pernas inchadas sem dor ficando marca das meias e pouca apetência.
        Grato fico a aguardar seu desejavel conselho.

        Reply

        • Dr. Gilberto

          23 de junho de 2022 at 11:03

          Sim, você pode ir à praia e se expor ao sol. Em relação à atividade física, a presença de diabetes não representa contraindicação à realização de atividade física. Na realidade, a atividade física continuada ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue. Em relação ao inchaço nas pernas, deve ser feita uma avaliação médica para determinar a sua causa que pode ser devida, por exemplo, à presença de varizes nas pernas. Certamente, o cateterismo não tem relação com o surgimento deste inchaço.

          Reply

  • Rayane Moreira

    30 de janeiro de 2022 at 22:03

    Boa noite Dr!
    Minha mãe realizou o procedimento a 10 dias atrás e não tem nenhuma obstrução, somente uma arritmia que ainda não identificamos a origem, nesses dias ela fez repouso e tomou a medicação indicada, tudo está correndo bem, sua pressão está estabilizada, tenho monitorado todos os dias.
    Infelizmente não fui bem orientada sobre como lidar e vou pelo que pesquiso na internet e não sei como devo conduzir para que ela volte a vida normal
    Neste caso, o que a minha mãe não poderá fazer mais?

    Reply

    • Dr. Gilberto

      10 de fevereiro de 2022 at 17:51

      Para responder essa pergunta, só avaliando a paciente e os exames para definir o que pode fazer. É importante a consulta com o cardiologista, para colher a história clínica da paciente e avaliar os exames que já foram realizados.

      Reply

  • Luís Henrique de Souza

    31 de janeiro de 2022 at 20:48

    Boa tarde! Fiz cateterismo de estudo há quase duas semanas e ainda sinto formigamento em alguns dedos da mão esquerda e perca de sensibilidade nas extremidades dos mesmos. É normal?

    Reply

    • Dr. Gilberto

      10 de fevereiro de 2022 at 17:38

      Boa tarde, Luis Henrique. O cateterismo cardíaco normalmente é feito pelo braço direito e não pelo esquerdo. Se após um período de dias ou semanas a realização do exame a pessoa ainda sinta formigamento ou perda de sensibilidade no braço no qual foi realizado o exame, isso não é normal, e o médico que realizou o procedimento deve ser procurado para fazer uma avaliação. Agora, se o cateterismo foi feito no braço direito e o formigamento atinge o outro braço, ou seja, o esquerdo, muito provavelmente não existe nenhuma relação entre o cateterismo e essa perda de sensibilidade ou formigamento.
      De novo: é importante, na eventualidade de qualquer alteração após a realização do cateterismo cardíaco, que o médio que realizou o exame seja procurado para poder fazer uma avaliação adequada e, eventualmente, esclarecer qualquer dúvida que possa existir.

      Reply

  • carlos machado

    8 de fevereiro de 2022 at 16:48

    o cateterismo em si, quando realizado, já faz algum tipo de desobstrução ?

    Reply

    • Dr. Gilberto

      10 de fevereiro de 2022 at 17:02

      Cateterismo é só um diagnóstico, um exame invasivo.
      A desobstrução por cateter (usando cateterismo) é a angioplastia.

      Reply

  • Juvenil Reis da silva

    11 de fevereiro de 2022 at 09:53

    Bom dia DR hoje faz dois dias que fiz um cateterismo e me deu uma dor de cabeça moderada mas não passa será efeito do contraste

    Reply

    • Dr. Gilberto

      16 de fevereiro de 2022 at 19:14

      Olá, Juvenil. Dificilmente seria do contrate, considerando que já havia passado dois dias do procedimento.

      Reply

      • Julio Cesar Martins

        26 de fevereiro de 2022 at 14:45

        Minha esposa fez um cateterismo com angioplastia no começo de fevereiro colocando stents ela já pode ter vida normal?

        Reply

        • Dr. Gilberto

          16 de março de 2022 at 10:59

          Olá, Julio Cesar. O que vai determinar a possibilidade do paciente voltar a ter uma vida normal (principalmente em termos de atividade física) é se foram tratadas por angioplastia todas as obstruções importantes que existiam nas coronárias. Nesse caso, o retorno a uma vida totalmente normal ocorre, geralmente, em duas a 4 semanas após o procedimento. Por outro lado, se nem todas as obstruções importantes foram tratadas, é possível que haja algum grau de restrição à atividade física, a depender da avaliação médica. Cabe ressaltar, no entanto, que o fato de o paciente ter realizado uma angioplastia não o isenta de ter cuidados com a alimentação e com o controle dos fatores de risco como obesidade ou sobrepeso, fumo, pressão alta, colesterol e diabetes.

          Reply

  • Vilma barbosa de campos

    26 de fevereiro de 2022 at 14:24

    Minha mae colocou tava com a veia entupida colocou uma molinha em duas veia fes uma na mao e outra na virilha qual e os cuidados pode andar de biçicleta. Carpinar e outras coisas

    Reply

    • Dr. Gilberto

      16 de março de 2022 at 11:00

      Olá, Vilma. Pacientes que fazem angioplastia pelo punho (através da punção da artéria radial) podem iniciar a caminhar no mesmo dia no qual o procedimento foi realizado. De 1 a 2 dias após o procedimento, podem ser feitas atividades que envolvem esforço com a mão e o punho (como capinar e andar de bicicleta). Quando o procedimento é realizado pela virilha (punção da artéria femoral), a liberação para caminhar geralmente ocorre no dia seguinte. A liberação para esforços mais intensos envolvendo as pernas (especialmente andar de bicicleta) normalmente é recomendada a partir de 1 semana após a angioplastia.

      Reply

  • Roseane dos Santos

    1 de março de 2022 at 13:19

    Boa tarde Dr. Fiz cateterismo a um ano quem faz esse procedimento tem que restringir alguns alimentos ou pode comer de tudo novamente

    Reply

    • Dr. Gilberto

      16 de março de 2022 at 10:57

      Olá, Roseane. O cateterismo cardíaco pode ser realizado para identificar a presença de uma obstrução de uma artéria coronária (neste caso, ele é chamado de cinecoronariografia) ou para realizar o tratamento desta obstrução (neste caso, chamado de angioplastia). O que vai determinar ou não a necessidade de cuidados com a dieta é a presença de algumas situações como a obesidade ou sobrepeso, a pressão alta, os níveis do colesterol ou a presença de diabetes, e não o fato de ter realizado o exame.

      Reply

  • Luana

    2 de março de 2022 at 23:07

    Ola tudo bem ?
    Meu pai fez um cateterismo a 6 meses atrás está tomando medicamento tudo certo e exames de rotina realizado a uns 30 dias atrás estão normais .
    Essa semana ele vem se queixando de formigamento nas mãos a 3 dias é noormal ?

    Reply

    • Dr. Gilberto

      16 de março de 2022 at 10:55

      Olá, Luana. A sensação de formigamentos nas mãos pode ter várias causas, não necessariamente cardiológicas. Certamente, esse sintoma não está relacionado ao cateterismo realizado há 6 meses. Se os sintomas persistirem, o paciente deve ser levado a uma nova consulta para avaliação.

      Reply

  • Maria marta Gomes Correia

    5 de março de 2022 at 17:44

    Boa tarde doutor a minha filha fes cateterismo tinha uma aveia obistroido a outra 75)já ruim botou molinha mais tá muito abatida sente muito sono uma dorginha enjoada no peito e normal

    Reply

    • Dr. Gilberto

      16 de março de 2022 at 11:04

      Olá, Maria Marta. Sintomas de dor no peito, cansaço sonolência extrema após a realização de uma angioplastia com implante de stents não são normais e podem indicar a presença de alguma complicação relacionada ao procedimento ou uma descompensação do quadro clínico de base. O paciente deve ser levado o mais breve possível para uma avaliação como seu cardiologista ou mesmo encaminhado a um serviço de emergência, se os sintomas forem muito intensos.

      Reply

      • Aline Oliveira de Almeida Estevão

        12 de junho de 2022 at 06:49

        Oi doutor bom dia eu li quase todas as suas explicações
        Mas só essa foi parecida com o meu caso fiz cateterismo quarta feira agora dia 08 de junho e
        Desde esse dia sinto dores no peito
        Minha pressão sobe duas vezes por dia isso mesmo tomando Losartana
        Sinto cansada pior do que ter trabalhado o dia inteiro na roça
        Sinto muito sono estou mais nervosa do que antes do exame
        E meu coração está acelerando muito
        Hoje já vai fazer cinco dias
        Acordo até depois de manhã mas depois começa tudo denovo
        E o exame ficará pronto só quarta feira que vem ainda
        Eu tenho o ZAP do médico local da cidade onde moro falei com ele sobre os sintomas e ele falou pra ir no pronto socorro mas não fui pq os médicos de lá não ajudam em nada
        Então estou assim sofrendo

        Reply

        • Dr. Gilberto

          23 de junho de 2022 at 11:05

          Para determinar se as dores no peito e o cansaço são devidos a problemas cardíacos, é fundamental ver o laudo do cateterismo. A oscilação da pressão arterial não tem relação com o exame e, provavelmente, indique a necessidade de adicionar um outro anti-hipertensivo à losartana. A aceleração do coração provavelmente é devida à ansiedade causada pela insegurança a respeito do resultado do exame. Acho que a avaliação na emergência é importante pois, além da avaliação médica e a aferição da pressão arterial, pode ser feito um eletrocardiograma a fim de excluir a presença de algum problema cardíaco agudo. Finalmente, é absolutamente incomum que o laudo de um cateterismo demore tanto tempo para ser emitido. No meu serviço, o laudo é fornecido ao paciente logo após o fim do exame.

          Reply

  • Antonio

    15 de março de 2022 at 21:44

    Ola Doutor, sofrir infarto ha 10 anos e foi colocado stent, hoje, dia 15/03/2022 fiz um novo cateterismo e foi constatado que existe uma obstruçao intrastent de 70% e de 50% no ostio. Pergunto: Tem que inserir novos stents ou existe a possibilidade de tratar com medicaçao?

    Reply

    • Dr. Gilberto

      4 de abril de 2022 at 11:23

      Olá, Antonio. A indicação de tratamento de obstruções das coronárias depende basicamente de dois fatores: a presença de sintomas de angina ou evidencias de isquemia (irrigação deficiente de parte do músculo cardíaco) identificada em exames não-invasivos, como a cintilografia do miocárdio ou a ressonância cardíaca. A presença ou não de isquemia e a extensão do déficit de irrigação do músculo cardíaco identificada nestes exames são fatores importantes para definir a necessidade ou não de nova angioplastia com implante de stent. Sugiro conversar com o medico que solicitou o novo cateterismo para discutir com ele a conduta a ser tomada.

      Reply

  • Camila

    17 de março de 2022 at 14:11

    Ola gostaria de saber se e normal sentir enjôo mal estar depois das atividades domésticas pois tem dois meses q fiz cateterismo com 1stents

    Reply

    • Dr. Gilberto

      4 de abril de 2022 at 11:30

      Olá, Camila. Sintomas como mal-estar e enjoo, embora infrequentes, podem acontecer durante ou nas primeiras horas após a realização do cateterismo cardíaco, seja ele diagnóstico ou para tratamento de obstruções. O surgimento desse tipo de sintoma meses após o procedimento não possui relação com o mesmo, devendo-se procurar outras causas para o desconforto. Apenas a avaliação médica pode identificar a causa dos sintomas e, consequentemente, indicar o tratamento.

      Reply

  • Reinaldo Ferreira Da Silva

    23 de março de 2022 at 14:57

    Fis um cateterismo dia 21 de março ontem dia 22comi uma banana e senti logo em seguida uma dor no estômago pode ser do contraste ?

    Reply

    • Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 10:06

      Não. Essa sensação de dor no estômago seguida da ingestão de uma banana não tem absolutamente nada a ver nem com o cateterismo nem como contraste que foi utilizado durante o procedimento. Certamente, está relacionada a uma outra causa gastrointestinal que deve ser investigada com o seu médico.

      Reply

  • Cleide de Souza Oliveira

    1 de abril de 2022 at 23:03

    Meu marido teve um enfarto e não viu só sentiu pressão no peito depois de passado teve falta de ar colesterol dele tá bom, triglicerídeos bom, só tem glicemia controlada por remédio , como pode acontecer isso? Vamos fazer cateterismo estou muito confiante e preocupada

    Reply

    • Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 10:43

      Não é infrequente que pacientes diabéticos não tenham o sintoma típico de dor no peito associado ao infarto do miocárdio. Muitas vezes, o sintoma não surge ou é um desconforto não bem caracterizado, ou mesmo o paciente pode sentir apenas falta de ar ou taquicardia. O cateterismo é importante de ser realizado para aferir qual foi a artéria que causou o infarto e se existem outras coronárias obstruídas que também precisem ser tratadas. Então, mesmo em pacientes que tiveram infarto recente ou que têm diabetes mellitus, o cateterismo é um exame absolutamente seguro e importante para a definição de qual o melhor tratamento a ser empregado.

      Reply

  • 77999132731

    2 de abril de 2022 at 14:38

    Diego Eduardo Wanderley dos santos
    Doutor fiz angioplastia a dois meses ,posso ter minha vida normal de volta .ou seja posso fazer consumo de cerveja álcool

    Reply

    • Dr. Gilberto

      4 de maio de 2022 at 10:54

      Se a angioplastia tratou todas as coronárias que tinham obstrução, é possível sim voltar a ter uma vida normal com atividade física praticamente sem nenhuma restrição. Em relação ao consumo de álcool, ele deve ser evitado em excesso, e a recomendação é a mesma para quem não fez angioplastia, ou seja, consumo de leve a moderado de álcool, sem excesso. O consumo excessivo de álcool tem outras consequências, não só sobre o aumento da pressão arterial, mas também aumenta o risco de se ter uma doença do fígado.

      Reply

  • Rosa

    21 de abril de 2022 at 20:49

    Boa noite, Dr.
    Meu esposo fez cateterismo no Hospital Roberto Santos e angioplastia e recebeu alta mesmo tendo um trombo para ser tratado em casa com xaretto de 12 em 12 horas durante 3 meses. quando foi sábado da mesma semana ficou sentindo falta de ar. entõ o encaminhei para o Hospital sendo internado na UT novamente. quando chegou no domingo ele faleceu? Por gentileza me informo o que houve? obrigada

    Reply

    • Dr. Gilberto

      26 de abril de 2022 at 19:04

      É difícil precisar o que aconteceu no caso em questão sem ter acesso aos exames aos quais o paciente foi submetido. Causa de morte súbita durante a internação de paciente cardiopata geralmente envolvem a ocorrência de complicações como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou embolia pulmonar. Sugiro conversar com o médico que acompanhou o paciente durante a internação.

      Reply

      • Marlene a Oliveira

        28 de abril de 2022 at 14:53

        Boa tarde Dr ‘ fiz cateterismo faz 2 dias , não conseguiu fazer pelo braço direito, foi feito pelo braço esquerdo, é normal? Ou pode dar complicação

        Reply

        • Dr. Gilberto

          4 de maio de 2022 at 09:38

          O cateterismo cardíaco pode ser realizado tanto pelo braço direito quanto pelo braço esquerdo. Na maioria dos casos, a preferência é utilizar o braço direito por questões de maior conforto para o operador.

          Reply

  • Karen

    25 de maio de 2022 at 20:50

    Boa noite!
    Em quanto tempo após o procedimento do cateterismo o paciente pode fumar?

    Reply

    • Dr. Gilberto

      16 de junho de 2022 at 13:23

      O paciente deve aproveitar o fato de ter sido levantada a suspeita de algum problema cardíaco e que motivou a realização do cateterismo para parar de fumar. O cigarro é extremamente nocivo ao coração e as consequências maléficas do seu uso levarão, quase que inevitavelmente, a o surgimento de problemas sérios de saúde.

      Reply

  • Jose Carlos Negrão

    28 de maio de 2022 at 21:19

    Boa noite Dr. sempre pratiquei atividades físicas de alta intensidade e nunca tive nenhum sintoma de dor no peito ou desconto. Em exames de rotina no teste ergométrico deu isquemia cardíaca, no exame de cintilografia deu que estava tudo ok, porém no exame de angiotomografia confirmou aterosclerótica coronariana, irei fazer o exame de ecocardiograma com estresse farmacológico, a dúvida é qual já seria a melhor opção cateterismo ou o ecocardiograma com estresse farmacológico

    Reply

    • Dr. Gilberto

      16 de junho de 2022 at 13:38

      Isso vai depender da opinião do seu médico-assistente. A angiotomografia tenta visualizar as artérias coronárias, enquanto a cintilografia miocárdica e o ecocardiograma de stress avaliam o músculo cardíaco e identificam se existe alguma região que recebe menos sangue durante o stress. O cateterismo cardíaco é o exame padrão-ouro para identificar a presença de obstruções graves nas artérias coronárias. Embora seja um exame invasivo, ele é de baixíssimo risco e identifica de maneira conclusiva a presença ou não de obstruções artérias coronárias e a sua gravidade.

      Reply

  • Maria

    11 de junho de 2022 at 22:47

    Após fazer catecismo , o ECG sempre vão da alterado?

    Reply

    • Dr. Gilberto

      23 de junho de 2022 at 10:50

      Um cateterismo diagnóstico não altera o eletrocardiograma. Após a realização de uma angioplastia coronária com stent, podem ocorrer alterações transitórias do ECG e que normalizam espontaneamente.

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital