O stent coronário pode sair do lugar?

Os stents coronários são pequenas próteses metálicas utilizadas para desobstruir estreitamentos nas artérias coronárias (vasos que irrigam o músculo cardíaco), que provocam o surgimento de dor no peito desencadeada por esforços físicos (angina) ou, em casos extremos, quadros de infarto do miocárdio ou pré-infarto.

Os stents não enferrujam, não quebram, não apresentam rejeição e não saem do local, desde que adequadamente implantados e expandidos. O médico cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes destaca ainda que eles são extremamente eficazes no alívio dos sintomas de angina e, em quadros de infarto e pré-infarto, reduzem o risco de complicações graves, inclusive a ocorrência de morte. 

Essas próteses são feitas de ligas metálicas (tais como cromo ou cobalto), resistentes apesar de possuírem hastes finas, e se conformam completamente à anatomia do vaso.

Os stents são implantados no local da obstrução por meio da insuflação de um pequeno balão, sobre o qual a prótese vem montada, que é introduzido na circulação através de cateteres avançados até o coração a partir da punção de uma artéria localizada no punho (acesso radial) ou na virilha (acesso femoral). As próteses utilizadas atualmente vêm impregnadas com medicamentos que bloqueiam a ocorrência de cicatrização excessiva ou inflamação no local do implante.


2 comments

  • O stent coronário pode sair do lugar?
    Aderval

    28 de agosto de 2022 at 21:11

    O uso de bissulfato de clopidogrel é necessário por quanto tempo após a instalação do stent

    Reply

    • O stent coronário pode sair do lugar?
      Dr. Gilberto

      30 de agosto de 2022 at 12:58

      A duração do uso do clopidogrel após a realização do implante de stent depende do quadro clínico do paciente, da propensão do mesmo em apresentar sangramentos e do tipo de procedimento realizado. Em pacientes que apresentam angina estável (dor no peito apenas ao esforço físico) e com baixo risco de sangramentos, a recomendação é manter o uso do clopidogrel (em associação com a aspirina) por um período de 6 meses, mantendo apenas a aspirina posteriormente. Se esse paciente apresenta risco de sangramento elevado, o tempo de uso do clopidogrel pode ser reduzido para 3 meses. Pacientes tratados por quadros clínicos instáveis (angina instável ou infarto do miocárdio) devem manter o clopidogrel por 1 ano e depois seguir apenas com a aspirina. Se o risco de sangramento é elevado, o tempo de tratamento com clopidogrel é reduzido para 6 meses. Em casos de implante de múltiplos stents para tratamento de obstruções complexas das coronárias (bifurcações, tronco da coronária esquerda) recomenda-se manter o clopidogrel também por um período de 1 ano.

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital