O que significa “coração grande”?

O que significa “coração grande”?

Na clínica de cardiologia, recebemos perguntas por meio de diversos canais – e-mail, aplicativos de mensagens como o WhatsApp, além das nossas redes sociais. Esta é mais uma das dúvidas que o cardiologista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esclarece.

A miocardiopatia dilatada, popularmente referida como “coração grande”, é uma das formas da doença chamada de insuficiência cardíaca. Na miocardiopatia dilatada, existe uma dilatação (aumento de tamanho) das cavidades cardíacas, o que provoca uma redução do desempenho do coração como bomba e o surgimento dos sintomas de cansaço ou falta de ar aos esforços físicos.

As principais causas de comprometimento da miocardiopatia dilatada são as obstruções das coronárias (que causam angina ou infarto), as doenças das válvulas cardíacas (estenose ou insuficiência) e os quadros de infecção ou inflamação do músculo cardíaco (miocardites, doença de Chagas).

Existe uma série de medicações que ajudam a melhorar o desempenho do coração como bomba e que também são capazes tanto de aliviar os sintomas da insuficiência cardíaca quanto de prolongar a sobrevida dos pacientes. Entretanto, também é fundamental identificar a causa da disfunção do músculo cardíaco porque, em muitos casos, resolvendo o problema de base (por exemplo, uma válvula funcionando inadequadamente) é possível minimizar a disfunção do músculo cardíaco e melhorar significativamente o desempenho do coração como bomba.


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital