O que significa “coração grande”?

Na clínica de cardiologia, recebemos perguntas por meio de diversos canais – e-mail, aplicativos de mensagens como o WhatsApp, além das nossas redes sociais. Esta é mais uma das dúvidas que o cardiologista Dr. Gilberto Nunes esclarece.

A miocardiopatia dilatada, popularmente referida como “coração grande”, é uma das formas da doença chamada de insuficiência cardíaca. Na miocardiopatia dilatada, existe uma dilatação (aumento de tamanho) das cavidades cardíacas, o que provoca uma redução do desempenho do coração como bomba e o surgimento dos sintomas de cansaço ou falta de ar aos esforços físicos.

O que significa coração grande

As principais causas de comprometimento da miocardiopatia dilatada são as obstruções das coronárias (que causam angina ou infarto), as doenças das válvulas cardíacas (estenose ou insuficiência) e os quadros de infecção ou inflamação do músculo cardíaco (miocardites, doença de Chagas).

Existe uma série de medicações que ajudam a melhorar o desempenho do coração como bomba e que também são capazes tanto de aliviar os sintomas da insuficiência cardíaca quanto de prolongar a sobrevida dos pacientes. Entretanto, também é fundamental identificar a causa da disfunção do músculo cardíaco porque, em muitos casos, resolvendo o problema de base (por exemplo, uma válvula funcionando inadequadamente) é possível minimizar a disfunção do músculo cardíaco e melhorar significativamente o desempenho do coração como bomba.


Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital