Quanto custa um cateterismo particular?

Quanto custa um cateterismo particular?

Essa é uma questão importante quando um paciente que não possui convênio de saúde – e não deseja enfrentar a burocracia e as filas do SUS) – necessita ser submetido a um cateterismo cardíaco. O médico cardiologista intervencionista Dr. Gilberto Lahorgue Nunes esclarece que o valor a ser cobrado tanto pelo médico quanto pelo hospital depende do objetivo da realização do cateterismo, se para fins diagnósticos ou visando algum tipo de tratamento por cateter, que seria uma angioplastia.

Um cateterismo realizado para diagnóstico da presença ou não de um problema cardíaco possui um custo menor pois é um procedimento mais simples, com menor uso de materiais e que, geralmente, não requer internação.

Por outro lado, o preço de um cateterismo terapêutico, ou seja, no qual será realizado um tratamento por cateter de um problema cardíaco, vai depender muito do tipo de intervenção a qual o paciente precisa ser submetido. O grau de complexidade de cada tratamento, a quantidade de materiais, o tipo e quantidade de próteses a serem utilizadas (stents, válvula cardíaca, etc.), o quadro clínico e a urgência do procedimento é que vão determinar o valor a ser cobrado tanto pelo hospital quanto pelo médico.

Dessa forma, para se definir o custo total de um procedimento por cateter é necessário definir as questões acima citadas. Consequentemente, para se ter um valor mais preciso, recomenda-se entrar em contato com o cardiologista para determinar qual o procedimento a ser realizado e a estimativa de consumo de materiais que serão utilizados.


20 comments

    • Quanto custa um cateterismo particular?
      Dr. Gilberto

      23 de junho de 2022 at 15:12

      Depende do objetivo da realização do cateterismo, se para fins diagnósticos ou visando algum tipo de tratamento por cateter. Para se ter um valor preciso, recomenda-se uma consulta com seu cardiologista para determinar qual o procedimento a ser realizado e a estimativa de consumo de materiais que serão utilizados.

      Reply

  • Quanto custa um cateterismo particular?
    Julio cesar

    8 de julho de 2022 at 09:35

    Quanto custa para faser um caterismo para um pessoa de 64anos

    Reply

    • Quanto custa um cateterismo particular?
      Dr. Gilberto

      12 de julho de 2022 at 07:50

      Olá, Julio. Para definir o valor de um cateterismo depende do objetivo da sua realização, se para fins diagnósticos ou visando algum tipo de tratamento por cateter. A idade não é o fator que vai determinar o valor.

      Reply

  • Quanto custa um cateterismo particular?
    Eduardo Pinto

    18 de julho de 2022 at 13:52

    Boa tarde!
    Nos meus exames de Eco cardiograma Bidimensional com Doppler Colorido ficou concluso:
    VE com função contrátil global satisfatório em repouso – Acinesia inferior basal
    AE com discreto aumento
    Hipertrofia excêntrica do VE
    Disfunção do VE tipo déficit no relaxamento
    Dupla lesão aórtica – Estenose importante e insuficiência discreta
    Esclerose mitral sem repercussão. Diante deste quadro me foi solicitado um Hemodinâmica. Quanto custa?

    Reply

    • Quanto custa um cateterismo particular?
      Dr. Gilberto

      3 de agosto de 2022 at 11:11

      Você tem uma doença chamada de estenose da válvula aórtica. Se você tiver idade acima de 75 anos, a primeira opção de tratamento é o implante por cateter de uma nova válvula. Entretanto, a presença de acinesia da parede inferior-basal do ventrículo esquerdo, sugere que possa existir também obstruções em artéria coronárias. Consequentemnte, o primeiro passo é realizar uma cinecoronariografia, que é um exame diagnóstico para visualizar as artérias coronárias e confirmar ou não a presença de obstruções. Esse é um exame ambulatorial que possui um custo total (hospital, sala de recuperação e honorários médicos) aproximado entre R$ 7.000,00 a R$ 9.500,00. Se a cinecoronariografia evidenciar obstruções que necessitem ser tratadas, o custo deste segundo procedimento (angioplastia com implante de stent) vai depender, basicamente, do número de stents a serem implantados.

      Reply

  • Quanto custa um cateterismo particular?
    Vitor Araújo de Azevedo

    16 de agosto de 2022 at 21:17

    Boa noite estou com meu companheiro, internado com a artéria braqueal ulnar e Radial obstruídas, está com dedos da mão esquerda cianoticos. Vascular vê necessidade de cateterismo com stent quanto ficaria particular?

    Reply

    • Quanto custa um cateterismo particular?
      Dr. Gilberto

      24 de agosto de 2022 at 12:28

      O custo do procedimento depende do tipo de intervenção que vai ser realizada e de quais materiais serão utilizados, além dos honorários da equipe médica. Quem pode lhe responder essa pergunta é o médico que irá realizar o procedimento.

      Reply

  • Quanto custa um cateterismo particular?
    Julio cesar borges garcia

    20 de agosto de 2022 at 22:37

    No caso de diagnóstico por ecocardiograma de disfunção diastólica grau 1 em uma sra de 67 anos que toma remédio para pressão, qual o exames posterior nos sugeriria? O eco por esforço, ou melhor já fazer a angiotomografia com escore de cálcio?
    Obrigado. Abraços

    Reply

    • Quanto custa um cateterismo particular?
      Dr. Gilberto

      29 de agosto de 2022 at 17:26

      Disfunção diastólica leve (grau 1) é bastante comum tanto nos idosos quanto em portadores de hipertensão arterial. Consequentemente, esse achado por si só não sinaliza a necessidade de investigação adicional. A angiotomografia é utilizada, principalmente, para excluir a presença de obstruções nas coronárias em pacientes com sintomas atípicos ou quando os testes não invasivos (teste ergométrico, eco de stress, cintilografia do miocárdio ou ressonância cardíaca) tem resultados inconclusivos. O escore de cálcio, por sua vez, serve para estratificar o risco cardiovascular em pacientes com colesterol alto e risco cardiovascular intermediário pela avaliação clínica, visando definir a necessidade ou não de prescrição de medicamentos para baixar o colesterol (estatinas).

      Reply

  • Quanto custa um cateterismo particular?
    SILVANA DE CARVALHO

    30 de agosto de 2022 at 12:43

    Boa tarde

    A Angiotomografia de coronárias pode apresentar um resultado pior que o cateterismo? Porque eu fiz uma angiotomografia e ela mostrou uma placa mista na artéria descendente anterior de grande importância de 25 a 49% de obstrução.
    Achei o resultado muito impreciso. Fiquei na dúvida… por exemplo: e se a obstrução for maior? No exame informa que o mesmo não substitui o cateterismo. Nesse caso em questão o cateterismo para investigação deve ser realizado?

    Reply

    • Quanto custa um cateterismo particular?
      Dr. Gilberto

      27 de setembro de 2022 at 15:57

      A angiotomografia de coronárias é um exame não invasivo que tenta visualizar as artérias coronárias e verificar se existem obstruções. O maior valor deste exame é para EXCLUIR a presença de obstruções de coronárias. O papel dela para definir a presença de obstruções significativas (>70%) é muito limitada e, de modo geral, este exame tende a super-estimar a severidade das estenose em comparação com o cateterismo cardíaco. No seu caso específico, com este resultado da angioCT o cateterismo só deverá ser solicitado se os seus sintomas forem muito sugestivos de angina.

      Reply

  • Quanto custa um cateterismo particular?
    Mônica Guidoni

    18 de setembro de 2022 at 12:40

    Dr Gilberto, boa tarde
    Meu pai está internado na UTI e aguardando a fila do SUS para o cateterismo.
    Qual seria o procedimento para eu fazer o procedimento em um hospital particular?

    Reply

    • Quanto custa um cateterismo particular?
      Dr. Gilberto

      27 de setembro de 2022 at 15:27

      Em primeiro lugar, é preciso o paciente ter alta do hospital do SUS. Para definir se ele pode fazer o cateterismo de ambulatório ou se vai precisar internar particular vai depender da condição clínica.

      Reply

  • Quanto custa um cateterismo particular?
    Paulo Henrique de Morais Oliveira

    24 de setembro de 2022 at 21:36

    B noite! Um cateterismo cardíaco para diagnóstico, teria um custo estimado de qual valor? Esse pedido partiu do cardiologista após cintilografia de repouso e stress.

    Reply

    • Quanto custa um cateterismo particular?
      Dr. Gilberto

      27 de setembro de 2022 at 11:43

      Um cateterismo para diagnóstico da presença ou não de um problema cardíaco, possui um preço considerado padrão. Por outro lado, o preço de um cateterismo terapêutico, ou seja, no qual será realizado um tratamento por cateter de um problema cardíaco, vai depender muito do tipo de intervenção que a pessoa precisa fazer. O grau de complexidade de cada tratamento, a condição de saúde do indivíduo e a urgência do procedimento é que vão determinar o valor a ser cobrado.
      Para o médico cardiologista poder responder melhor sobre preço do cateterismo, é preciso, antes, definir as questões acima citadas. O ideal é entrar em contato com o médico para definir o valor a ser cobrado pelo procedimento.

      Reply

  • Quanto custa um cateterismo particular?
    MARCELO Gomes

    19 de outubro de 2022 at 08:33

    Tenho cardiopatia dilatada e fibrilacao arterial .Meu médico me pediu um cateterismo p diagnóstico. Qual o valor ?

    Reply

    • Quanto custa um cateterismo particular?
      Dr. Gilberto

      19 de outubro de 2022 at 16:44

      Para se ter um valor preciso, recomenda-se entrar em contato com o cardiologista que vai fazer seu procedimento, além de verificar o custo com o hospital onde será feito também.

      Reply

  • Quanto custa um cateterismo particular?
    Hernani Simões Castanheira

    19 de outubro de 2022 at 12:58

    Sofri infarte do miocárdio com 49 anos tenho 69 anos hoje me sinto muito cansado ! Entendo que devo precisar dum cataterismo para ter mais qualidade de vida e gostaria de saber o preço do cataterismo.

    Reply

    • Quanto custa um cateterismo particular?
      Dr. Gilberto

      19 de outubro de 2022 at 15:42

      Para se ter um valor preciso, recomenda-se entrar em contato com o cardiologista para determinar qual o procedimento a ser realizado e a estimativa de consumo de materiais que serão utilizados, além do valor do hospital onde será feito.

      Reply

Deixar uma resposta

Seu email não será divulgado. Required fields are marked *


Dr. Gilberto Nunes | Clínica Cardiologista Porto Alegre

Agência Ibr Marketing Digital