A clínica do médico cardiologista Dr. Gilberto Nunes, em Porto Alegre, passa a contar com dois novos dispositivos para tratamento das estenoses coronarianas calcificadas: o Rotablator e Shockwave.
São utilizados em casos de lesões severamente calcificadas, nas quais existe o risco de não se conseguir expandir adequadamente as hastes do stent, aumentando a chance tanto de complicações mais precoces (trombose do stent) quanto tardias (reestenose – desobstrução da artéria coronária).
O Rotablator é um dispositivo composto de uma broca revestida por micro diamantes, capaz de remover o cálcio da placa de gordura, fragmentando-o em micropartículas que são lavadas pela circulação.
Em coronárias muito calibrosas ou quando o cálcio se localiza nas camadas mais profundas da parede do vaso, o Rotablator pode não conseguir remover a quantidade necessária do cálcio. Para superar essa dificuldade, foi desenvolvido outro dispositivo: o balão Shockwave. Conectado a uma fonte elétrica, emite ondas de pulso que fraturam o cálcio, a exemplo do que acontece na litotripsia de cálculos renais.
Com a disponibilidade desses dois dispositivos, é possível tratar mesmo as lesões mais calcificadas com segurança e alta taxa de sucesso.
Para saber mais, consulte nossa página específica sobre tratamentos com essa nova tecnologia.
Confira também, em nosso canal do YouTube, o quadro do Dr. Gilberto no Programa da Regina, no qual ele fala sobre o uso desses novos dispositivos.